Contribuição do ex-governador Lomanto Júnior para Ilhéus‏ é destacada

A ponte é um dos principais marcos do ex-governador em Ilhéus
Arquivo/JBO/Maurício Maron

O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, lamentou o falecimento do ex-governador da Bahia, Antonio Lomanto Júnior, ocorrido na noite desta segunda-feira, 23, no Hospital Português, em Salvador, de insuficiência renal. Nascido em Jequié, Lomanto tinha 90 anos e governou o Estado entre os anos de 1963 a 1967. Nesse período, ocorreu a construção e inauguração da ponte – denominada Lomanto Júnior - que liga a zona central à zona sul da cidade, que se desenvolveu bastante após a implantação do equipamento.

“Lomanto jamais será esquecido pelos ilheenses”, declarou o prefeito Jabes Ribeiro.  Para ele, a construção da ponte foi um sonho de gerações que o então governador tornou realidade. Jabes acrescentou: “Era um homem de espírito nobre, político agregador, que deixa marcas positivas e transformadoras, a exemplo da nossa ponte do Pontal.”

Mandatos - Lomanto Júnior exerceu os cargos de vereador e prefeito de Jequié. Foi eleito deputado estadual e, posteriormente, retornou à prefeitura local, de onde saiu diretamente para o comando do Governo do Estado. Depois disso, se elegeu deputado federal por dois mandatos, Senador da República e foi novamente prefeito de Jequié.

Últimas homenagens - O corpo do ex-governador está sendo velado, nesta terça-feira, 24, na capital baiana, no Palácio da Aclamação (Av. Sete de Setembro, n. 1330, próximo ao Campo Grande). Na quarta-feira, 25, as homenagens serão feitas na cidade de Jequié, durante todo o dia, na Catedral de Santo Antônio. O sepultamento será no Cemitério São João Batista, também em Jequié, às 17h da quarta-feira.