Itabuna é destaque no combate à dengue e na vigilância em saúde do trabalhador‏

Trabalho minucioso dos agentes de endemias em Itabuna
Ascom/Wilson Oliveira

Dois projetos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foram selecionados para a Oficina Integrada da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde - SUVISA da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) que acontece nesta semana em Salvador. Através do Controle às Endemias do Departamento de Vigilância Epidemiológica e do Centro de Referencia Regional em Saúde ao Trabalhador (CEREST), a Prefeitura de Itabuna ganha reconhecimento no combate à dengue e na vigilância em saúde.

Com apresentações nas modalidades Oral e Banner, a Oficina Integrada SUVISA NRS apresentará diversas experiências desenvolvidas por profissionais de Vigilância e Atenção à Saúde dos Núcleos Regionais de Saúde, nos municípios e pelas diretorias da Suvisa. O evento acontece de quarta à sexta-feira, dia 27, tendo como público-alvo trabalhadores do Estado da Bahia que atuam nas áreas da Vigilância em Saúde e Atenção Básica, bem como os trabalhadores dos CERES e dos Laboratórios Municipais de Referência Regional (LMRR).

Os participantes da Oficina Integrada irão apresentar resultados no controle de proliferação do mosquito Aedes aegypti e o projeto de estratégias setoriais de fortalecimento da saúde do trabalhador nos munícipios que já possuem comitê investigativo para óbitos e acidentes relacionados ao trabalho. O do Centro de Referencia Regional em Saúde ao Trabalhador (CEREST) irá apresentar o trabalho desenvolvido junto ao INSS, hospitais, Departamentos de Vigilância a Saúde e que já resultou na criação do Comitê e de uma audiência pública em saúde e segurança.

“No INSS e nos outros departamentos realizamos um trabalho constante de coleta de dados sobre os números de acidentes envolvendo trabalhadores e também identificamos setores que são mais vulneráveis e definimos estratégias de atuação. Com isso avançamos e já criamos o comitê investigativos de óbitos e acidentes relacionados ao trabalho”, afirma a coordenadora do CEREST Itabuna, Ângela Barros.

No combate a dengue o sucesso se deu ao trabalho desenvolvido pelos agentes de endemias que conseguiram reduzir os índices de infestação do mosquito de 27.4%, em 2013, para 7.14 %, em 2015. Na Oficina será apresentado o Plano de Combate, projeto considerado modelo para outros munícipios. “Vale ressaltar que o sucesso alcançado pelos agentes de endemias é mérito deles que atuam diariamente nas suas áreas, combatendo os focos do mosquito e orientando a população”, explicou o coordenador do Controle às Endemias da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Renato Freitas.