Ilhéus leva experiência do Balcão do Empreendedor à ExpoIND Bahia‏

Oportunidade de negócios com o uso da criatividade
Secom/Gidelzo Silva

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio (Sedic), participou da Exposição da Indústria da Bahia, a ExpoIND, que foi encerrada no sábado, 21, no Centro de Convenções de Ilhéus. No estande montado no espaço, a Sedic apresentou a empresas e indústrias o sucesso do Balcão do Empreendedor, iniciativa com o objetivo de dar apoio às atividades de pequenos empresários do município.

O evento busca apresentar aos mercados regional, estadual e nacional as potencialidades, produtos e avanços da indústria baiana. Segundo o titular da Sedic, Roberto Garcia, a proposta do município na ExpoIND é levar medidas de incentivo aos microempresários, que são responsáveis por boa parte dos negócios de bairro e também importantes agentes de movimentação da economia ilheense.

Somente em Ilhéus, o Balcão do Empreendedor, que funciona no térreo do Anexo de Secretarias, na Rua Santos Dumont, centro, já foi responsável pela formalização de mais de 6 mil pequenas empresas, além de oferecer a esse público cursos e oficinas de capacitação, atendimento sobre prestação de contas, declaração de receitas, entre outros, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae).

Durante a ExpoIND foram realizados o I Salão Baiano da Indústria, o I Encontro de Inovação e a IV Mostra de Iniciação Científica do IF Baiano. Em parceria com a Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Indústria e Comércio, o evento tem como setores envolvidos os de logística, mineração e energia, tecnologia, agroindústria e construção civil.

A ExpoIND Bahia é uma iniciativa do Sindicato das Indústrias de Aparelhos Eletroeletrônicos e Computadores de Ilhéus/Itabuna (Sinec) e Sindicato da Construção Civil de Itabuna/Ilhéus (SICC), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Governo do Estado através da Secretaria de Turismo, CNPq, CAPES, Sebrae, Prefeitura Municipal de Ilhéus, Bahiagás e Desenbahia.