ExpoIND segue até sábado com palestras, oficinas e minicursos

Abertura atraiu personalidades da Bahia
Ascom/Ariel Figueroa

Com a presença da diretoria da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e representantes municipais, de sindicatos, associações e instituições de ensino da região Sul do Estado, teve início a I ExpoIND Bahia, no Centro de Convenções de Ilhéus. “Esse evento é um exemplo de persistência, pois muitas feiras da indústria foram canceladas em outras cidades esse ano. Isso nos estimula a continuar difundindo o conhecimento sobre o processo industrial, que agrega valor tanto à agricultura quanto ao comércio da região”, pontuou Ricardo Alban, presidente da FIEB. A cerimônia de abertura foi sucedida por uma palestra sobre ‘Desafios e oportunidades da economia em tempos de crise’, proferida pela jornalista Salette Lemos, vencedora do Prêmio Esso por duas vezes e ex-analista econômica da Globo News.

Até sábado (21), o evento segue mesas redondas, oficinas, palestras e minicursos gratuitos, a exemplo das oficinas promovidas pela Rede E-Tec, como transformação do cacau em chocolate e desenvolvimento de jogos computacionais. Entre as diversas palestras, a consultora paulista Sandra Turchi irá abordar o tema Presença Digital e o uso das redes sociais’, na sexta-feira, às 19h. Para participar, basta comparecer à secretaria e se inscrever no local do evento.

Na área de inovação, a 4ª Mostra de Iniciação Científica (MIC) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) apresenta de projetos de estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de escolas públicas e privadas de todo o Estado. Entre os projetos inovadores, destacam-se um equipamento para otimizar a quebra do cacau, uma estufa de cacau de baixo custo e um volante que consegue detectar o teor alcoólico no corpo do motorista. Ao todo, serão cerca de mil estudantes da Bahia e outros pontos do Brasil.

 

A feira, na forma do I Salão Baiano da Indústria, começa às 15h conta com exposição de produtos e serviços de diversos segmentos, a exemplo de empresas dos polos de informática, equipamentos, cosméticos, cacau e chocolate, através das representatividades sindicais e associações de Ilhéus e Itabuna. O evento engloba ainda o I Encontro de Inovação (EI), reunião de entidades e instituições, como a Associação Comercial, Câmara de Dirigentes Lojistas, Associação de Turismo de Ilhéus, Costa do Cacau Convention Bureau, Faculdades, dentre outras, com diversas atividades relacionadas ao conhecimento e à cultura colaborativa.