Revitalização aumenta sensação de segurança na Praça do Cacau

Mini-Fazenda de Cacau é o destaque da praça
Secom/Gidelzo Silva

A Prefeitura de Ilhéus concluiu, nesta semana, o trabalho de revitalização da Praça José Haroldo Castro Vieira (antiga Praça do Cacau), que consistiu em intervenções na iluminação pública, bancos, passeio, além de instalar uma minifazenda de cacau, que servirá de atrativo durante a alta estação. O trabalho, executado pela Secretaria de Serviços Urbanos (Secsurb) objetiva permitir a turistas e moradores do entorno utilizar o espaço com conforto e segurança.

De acordo com o titular da Secsurb, César Benevides, os serviços incluíram ainda a recuperação de todo o cercado, roçagem, capinagem e poda de grande parte dos cacaueiros e outras árvores. “A atual gestão está preparando a Praça José Haroldo Castro Vieira para servir como atrativo turístico, agora dotada de serviço de jardinagem e com uma maquete de fazenda de cacau”.

Para a comerciante Aline Borges, que mora próximo à praça, o serviço melhorou bastante a segurança, principalmente devido à instalação do novo sistema de iluminação, que inibe a ação de pessoas mal intencionadas e vândalos que depredavam aquele espaço.

Maquete – Na praça, a Secsurb instalou uma mini-fazenda de cacau, com miniaturas de construções comuns a grandes fazendas de produção de cacau. O objetivo, de acordo com o secretário de Turismo e Esportes, Josenaldo Cerqueira, é incluir esse espaço no roteiro dos turistas que escolhem Ilhéus como destino na alta estação e apresentar a simulação do funcionamento de uma fazenda.