Um governo tirano, perverso e injusto

Professora Carmelita
Arquivo/JBO/Maurício Maron

Que Ilhéus atravessa uma das piores gestões de todos os tempos e que a cidade vive uma de suas maiores crises financeiras e morais por conta da falta de compromisso do governo municipal, ninguém duvida. A cidade sofre com a falta de investimentos e assiste o município diminuir a cada dia com empresas que fecham suas portas e profissionais que são obrigados a deixar Ilhéus em busca de novas oportunidades. E os relatórios do IBGE, sejam na área de investimentos ou de população, provam isso.

Aliado a todos esses desmandos e falta de compromisso do governo municipal com a cidade, Ilhéus ainda assiste a uma gestão que persegue servidores, empresários e a própria comunidade. Um governo que não investe na educação, que abandonou a saúde, que não se preocupa com a geração de empregos e que retira de quem não tem ou que menos tem, para favorecer às grandes empresas.

Tem sido assim nesses três longos e tristes anos da história de Ilhéus. Sob a alegação de falta de recursos e com a desculpa da Lei da Responsabilidade Fiscal, o governo municipal tem se negado a cumprir a lei e não concedeu nesses três anos qualquer reajuste ao servidor público. E ainda sob a alegação de que precisa aumentar a receita da Prefeitura, tem aumentado impostos de forma abusiva para os pequenos comerciantes e a própria população, com percentuais que superam qualquer limite da sanidade e legalidade. E quase sempre com o aval, o apoio e o voto de seus aliados na Câmara de Vereadores.

Não satisfeito com tamanha tirania e desmandos, ainda tem aumentado todos os anos a tarifa de transporte coletivo, colocando Ilhéus como a cidade com a tarifa mais cara de ônibus urbano. Em contrapartida, tem sido generoso com as empresas de transportes, presenteando com os aumentos das tarifas e reduzindo os impostos para que elas possam aumentar seus lucros em detrimento do empobrecimento da população ilheense.

E não exagero afirmar que o atual governo municipal é tirano, perverso e injusto. Tirano quando se recusa a cumprir a lei que garante o piso nacional dos professores e a revisão salarial anual dos demais servidores. Perverso quando cria o terror no serviço público, ameaçando de demissões e impedindo a população de ter um serviço de qualidade. Ninguém trabalha bem e nem tranquilo quando vive sobre ameaças, terror e assédio moral. E injusto quando enfia a mão no bolso do pequeno empresário, do gerador de emprego e do cidadão cumpridor dos seus impostos e beneficia grandes empresas que não investem na cidade e que já somam invejáveis lucros.

Ilhéus não merece esse governo. A cidade já não aguenta mais um governo que abandonou Ilhéus e que colocou o município na liderança dos débitos trabalhistas, no ranking de casos de dengue e no topo dos prejuízos para a educação. A cidade encolhe a cada dia, diminui em população, em investimentos, em empresas e ao mesmo tempo perde alunos para outros municípios por conta da falta de compromisso com a educação. Não. Não é essa a cidade que queremos. Não é desse tipo de amor que precisamos e que merecemos. Mesmo porque, quem ama não maltrata, não abandona, não persegue, não é injusto e não arranca de nós a oportunidade de viver em uma cidade melhor.

O conteúdo deste artigo não reflete necessariamente a opinião deste site.

A autora Professora Carmelita é presidente do diretório municipal do PT