Estudante da Uesc é destaque do Desafio Universitário Empreendedor

Larissa Mendes Malta
Ascom

O reconhecimento pelas competências adquiridas durante a competição Desafio Universitário Empreendedor, ciclo 2015, veio na cerimônia de premiação da etapa estadual, na noite desse domingo, dia 15 de novembro, no Complexo Hoteleiro Costa do Sauípe. Ao todo, quatro jovens estudantes se destacaram entre os 33 semifinalistas. 

Cursando o 8º semestre de Engenharia de Produção, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), a jovem Larissa Mendes Malta foi o destaque da noite, acumulando o maior número de pontos da competição. "Já tinha participado de outras edições, mas neste ciclo competi com foco em ganhar", declarou. A determinação desde o início está entre as habilidades que ela afirma ter aprimorado com o Desafio, além da capacidade de trabalhar em equipe, a persistência, a criatividade e as competências relacionadas à tomada de decisão.

O segundo colocado, Alan Silva Moura, que cursa o 6º semestre de Administração na Universidade Católica do Salvador (UCSal), revelou que perdeu a conta do número de madrugadas que passou envolvido com o desafio. "É um jogo muito interessante, atraente. Só posso dizer a outros jovens que invistam seu tempo, porque vale a pena vivenciar tudo isso".

Além da dupla, as universitárias Tamires Silva de Andrade, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), e Bruna dos Santos Brito, do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), respectivamente 3ª e 4ª colocadas, receberam um smartphone e um troféu. Juntos, os quatro formarão a equipe que representará a Bahia na etapa nacional da competição, entre os dias 5 e 7 de dezembro, em Brasília.

O diretor de atendimento do Sebrae Bahia, Franklin Santos, destacou a importância de disseminar a cultura empreendedora por meio do Desafio. "No ano passado, a Bahia ganhou a final. E temos potencial para repetir o feito. Vemos a qualidade desses jovens que integram o desafio, que já trazem essa semente de quem quer inovar e construir coisas grandes".

Gestora nacional do Desafio Universitário Empreendedor no ciclo 2015, Tainá Garrido destacou o fato de a maior parte da equipe ser composta por mulheres. "É um dos poucos estados onde vejo isso acontecer, o que me deixa feliz, por ver mulheres fortes. Acredito que será um diferencial". 

Os professores também participam do Desafio Universitário Empreendedor, como orientadores de seus alunos, e são premiados de acordo com a sua colocação nos rankings e como orientadores das equipes campeãs. Neste ciclo, o premiado foi Mário Rafael de Mello Chaves, da Universidade Salvador (Unifacs).

A lista completa dos ganhadores pode está disponível no site da competição.

Empretec será incentivo para semifinalistas

A gestora estadual do Desafio Universitário no ciclo 2015, Suely de Paula, explica que todos os 33 finalistas poderão participar do Seminário Empretec, como "uma forma de incentivar os estudantes a continuarem participando e melhorando as competências".

Este ciclo do Desafio Universitário contou com mais de 3 mil inscritos. As quatro Unidades Regionais do Sebrae Bahia que mais tiveram estudantes inscritos também foram reconhecidas. Foram premiadas as unidades de Salvador, Ilhéus, Feira de Santana e Juazeiro, representadas por Moniza Muniz, Michelangelo Lima, Dine Ricardo e Audeni Souza, respectivamente.

Desafio Universitário Empreendedor 

A competição nacional de caráter educacional acontece há 15 anos, composta de atividades virtuais e presenciais, desenvolvida pelo Sebrae com o objetivo de estimular atitudes empreendedoras e preparar jovens universitários para os desafios do mercado, capacitando, desenvolvendo e aprimorando habilidades corporativas nos participantes.

As inscrições para o ciclo 2016 da competição são gratuitas e estão abertas para estudantes e professores, no site do Desafio Universitário Empreendedor.