Sebrae faz diagnóstico em Canavieiras e planeja ações ano que vem

Canavieiras na agenda do Sebrae
Arquivo/JBO/Maurício Maron

Um amplo diagnóstico das atividades econômicas e sociais que estão sendo desenvolvidas em Canavieiras foi levantado pelos técnicos do Sebrae. O objetivo é planejar todas as ações que deverão ser realizadas pelo órgão no próximo ano, contribuindo, portanto, para a melhoria dos negócios mantidos pelos pequenos empreendedores.

Para isso, desde o mês de agosto passado os consultores do Sebrae se reuniram com os técnicos da Prefeitura de Canavieiras e dirigentes de instituições que têm como foco o desenvolvimento dos pequenos negócios. Entre ações a serem implementadas estão a capacitação dos empreendedores e funcionários, através de palestras e cursos.

Esta semana, a consultora do Sebrae Heilane Lopes e o assessor de comunicação social Anderson Vessechia estão em Canavieiras mantendo contato com instituições com vistas à formalização de parcerias. A estratégia é implantar os projetos de Desenvolvimento Econômico Territorial (DET), que viabilizam parcerias sociais público-privadas.

O trabalho é desenvolvido de forma a incentivar os investimentos e o giro dos recursos entre os negócios do próprio local, o que é relevante no aproveitamento dos recursos disponíveis. As compras governamentais também desempenham relevante papel na economia, pois em diversas cidades, principalmente as menores, a prefeitura é o principal comprador de produtos e serviços.

Nesses locais, a importância do Sebrae é preponderante, não só na prospecção de mercado, como também no sentido de apontar as demandas e interligar o produtor ao comprador. Esse trabalho de prospecção vai mostrar quais os produtos que podem ser adquiridos com facilidade pelo mercado consumidor.

Outro serviço fundamental nos dias de hoje é como agregar mais valor ao seu produto, através da transformação ou uso de subprodutos. Além disso, os técnicos também ajudam a criar uma marca própria ou o desenvolvimento de embalagens, no sentido de tornar o produto mais atrativo.

Outro investimento que vem sendo feito pelo Sebrae em parceria com as prefeituras é a implantação dos agentes de desenvolvimento, capacitando-os para que possam atuar junto aos empreendedores. “Hoje é fundamental que o empreendedor possa deixar o mercado informal e passe a trabalhar gozando de todos os benefícios da formalidade, participando de licitações junto aos órgãos governamentais”, concluiu a consultora do Sebrae, Heilane Lopes.