Concluída a primeira etapa da construção do CAPS-AD 24 Horas de Itabuna‏

Primeira etapa concluída
Ascom/Wilson Oliveira

A empresa RBS Construção e Locação, que venceu licitação realizada pela Prefeitura de Itabuna, concluiu nesta quinta-feira, 5, a primeira etapa da construção do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (CAPS-AD 24 Horas). Até agora foram feitas a terraplanagem e a base para o levantamento de paredes do prédio, que está sendo erguido numa área de 667 metros quadrados em fronte ao 15º Batalhão da Polícia Militar, na Avenida Manoel Chaves, no bairro São Caetano.

De acordo com cronograma da Secretaria Municipal de Saúde e previsão da Construtora RBS, o levantamento das paredes do prédio deve ser iniciado no prazo de 15 dias, se o Ministério da Saúde mantiver regular o repasse de verba do convenio para a execução da obra. Na construção da unidade estão sendo investidos cerca de R$ 1 milhão. A obra deve ser concluída até agosto do próximo ano e vai garantir atendimento ainda mais qualificado para os pacientes com problemas de alcoolismo e drogas.

O CAPS-AD 24 Horas contará com oito leitos distribuídos em duas unidades de acolhimento, sendo uma masculina e outra feminina, espaços para conveniência, refeitórios, dormitórios, postos de enfermagem, coordenação e lavanderia. Pelo projeto, na nova unidade os pacientes de Itabuna receberão acompanhamento clínico, participarão de ações de fortalecimento de laços familiares e internamento, nos casos mais graves.

Pelo projeto, a unidade contará com estrutura para acolher novos casos, sem agendamento e terá com equipe multidisciplinar - com profissionais como psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, pedagogo, educador físico, psiquiatra, técnico em enfermagem, coordenador técnico e serviços gerais.

O CAPS AD III funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana para atender exclusivamente a pacientes do município. Com a nova unidade, Itabuna se tornará um dos poucos municípios baianos a contar com uma estrutura completa para atendimento qualificado para doentes mentais e dependentes químicos.  No local, os pacientes vão receber café da manhã, lanches e jantar.