Mais Educação beneficia alunos da Escola Lions Clube

Oficinas de jiu-jitsu integram programa
Ascom/Wagnevilton Ferreira

O Programa Mais Educação vem beneficiando centenas de alunos de escolas Municipais da rede municipal de Ensino de Canavieiras, a exemplo da Escola Lions Clube, que atualmente oferece quatro oficinas: letramento, jiu-jitsu, canto coral e yoga. O Programa integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como estratégia do Governo Federal, para induzir a ampliação da jornada escolar e organização curricular, na perspectiva da educação Integral.

Segundo a diretora Escola Lions Clube, Sofia Silva, o Programa estabelece que dentre as quatro oficinas oferecidas pelas escolas, uma deve ser obrigatoriamente de acompanhamento pedagógico (letramento) e as demais podem ser ligadas a diversas áreas, como esporte e cultura. “As aulas da oficina de letramento e Jiu-jitsu acontecem nas segundas e quartas-feiras e canto coral e ioga, nas quintas e sextas-feiras, para alunos do 1º ao 4º ano.”, disse a diretora.

Ainda segundo a diretora, as atividades colaboram para o desempenho escolar e têm melhorado o ambiente na escola. “Como resultado dessas oficinas, observamos que os alunos estão mais envolvidos com a dinâmica da escola, já que para participar, é necessário que eles estejam bem na sala de aula e sobretudo nas relações interpessoais. Também melhorou a convivência entre eles, o comprometimento e o comportamento”, ressaltou.

O professor de artes marciais e monitor da oficina de jiu-jitsu, Franklin Menezes, salientou que por meio do Mais Educação os estudantes têm a oportunidade de aprender um esporte que, além de exercitar o corpo, trabalha a disciplina e a concentração. “Dou aula para 40 crianças que na sua maioria não teria condições de participar de aulas em uma academia. Aqui, eles receberam quimonos e podem desenvolver as técnicas e habilidades aprendidas nas oficinas”, informa.

Franklin explica que os alunos do projeto já estão se preparando para participar da Copinha Kids Social de Jiu-jitsu, que será realizada no dia 28 de novembro e contará com a participação de crianças dos bairros da Ilha do Gado, Atalaia e do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) que fazem parte do projeto Construindo Campeões, além dos alunos da escola Rita Braga. “Meus monitores serão os atletas da academia Franklin Team”, concluiu.