Projeto transforma fardas militares em artesanato‏

PMs mostram o trabalho artesanal de qualidade
Camila Souza/GOVBA

Para evitar que as fardas em desuso se tornem um transtorno à natureza e, ao mesmo tempo, evitar que caiam em mãos erradas, o Departamento de Promoção Social (DPS) da Polícia Militar da Bahia (PMBA) desenvolve, na Vila Militar do Bonfim, em Salvador, o Projeto Recicla PM.

Criada há cinco meses, a iniciativa de cunho psicossocial envolve atualmente 20 policiais militares que, juntos, confeccionam brinquedos, como bonecas de pano, peças de decoração, como almofadas, e utilidades do lar, como porta-sacos plásticos e pesos de porta.

Tudo é produzido a partir de objetos como boinas, gandolas, calças, cintos, cadarços, coifas, gorros, entre outros itens que compõem o fardamento da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. A matéria-prima é doada por PMs por não servirem mais ou por terem apresentado algum defeito de fabricação.

Uma das monitoras do projeto é a soldado Edna Santana, que há 16 anos foi uma das policiais atendidas pela equipe do Serviço de Valorização Profissional (Sevap), atual DPS. “Fui acompanhada por psicólogos deste setor. Através do trabalho de autoestima e valorização do policial, ele [o psicólogo] indicou que eu fizesse algo [terapêutico] que servisse para eu desenvolver um trabalho para ajudar na minha recuperação. Foi aí que resolvi fazer um curso de corte e costura. Comecei fazendo peças íntimas até começar a fazer bonecas”, declarou.

A expectativa é que as peças produzidas por esta primeira turma sejam expostas no fim do ano. Formas de comercializá-las, com o intuito de reverter a renda para o DPS, também estão sendo estudadas pelos policiais.