Maramata lança o projeto Morada do Porto Sustentável, em Ilhéus‏

Projeto apresentado no Palácio Paranaguá
Secom/Gidelzo Silva

A Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), autarquia vinculada à Prefeitura de Ilhéus, lançou o Projeto Morada do Porto Sustentável. O encontro, realizado na última terça-feira, 6, no Salão Nobre do Palácio Paranaguá, contou com a participação do presidente do órgão, Frederico Andrade, do secretário de Relações Institucionais, Frederico Vésper, e de líderes comunitários do condomínio popular Morada do Porto. O projeto tem como objetivo levar iniciativas desenvolvidas pela universidade àquela comunidade.

Uma das iniciativas que serão levadas, o projeto Meninos Guerreiros, foi apresentado pela bióloga da Maramata Adrielle Leal. Segundo Leal, o objetivo é levar conscientização ambiental às crianças daquele bairro. Durante a exposição, ela relatou os resultados já obtidos na realização no bairro Nova Brasília. “Em nossas observações, ficou comprovado que é um projeto eficaz, que traz transformação à vida dos que participam, sem contar que é a longo prazo, algo duradouro”.

Participaram também do lançamento, a coordenadora do Centro de Referência à Assistência Social (Cras) do banco da Vitória, Renata Melo, representante da Solar Ambiental, Antônio Cavalcanti, a presidente da Cooperativa de Catadores de Material Reciclável de Ilhéus (Coolimpa), Dezimeire Silva, o presidente da associação de moradores Morada do Porto Alex Santos, a microempresária Suzana Ikuta, além de representantes da Secretaria de Agricultura e Pesca (SEAPE), da sociedade civil ilheense e equipe da Maramata.

O presidente da Maramata, Frederico Andrade, vê o projeto como mais uma grande oportunidade de extensão das ações. “O nosso foco é levar educação ambiental a maior quantidade de pessoas possível. Começamos ganhando espaço na zona sul e agora estamos chegando a outros pontos da cidade. Com isso, a universidade passa a ter o trabalho conhecido por muito mais ilheenses”.

Retalhos – Outra iniciativa que será compartilhada com os moradores é o projeto Retalhos Criativos. Ele tem o objetivo de estimular a comunidade a reutilizar objetos que seriam descartados de maneira incorreta, estimulando a economia e oferecendo mais uma opção de obter renda.