Atendimentos médicos em Canavieiras mostram evolução do serviço

Hospital Régis Pacheco
Ascom/Walmir Rosário

Ao receber o relatório das atividades desenvolvidas pela Secretaria da Saúde e Saneamento de Canavieiras, o prefeito Almir Melo, comprovou a melhoria no nível de atendimento à população. Para o prefeito, os investimentos realizados na saúde estão produzindo retorno positivo, pois são feitos nas áreas de prevenção e do atendimento médico hospitalar.

De acordo com as informações, de janeiro a agosto de 2015, o atendimento interno do Hospital Dr. Régis Pacheco realizou 985 procedimentos. Deste total, 101 foram na especialidade pediátricas, 296 na médica geral, 132 em cirurgias, 228 obstétricos, 150 partos normais, 62 partos cesarianos e 16 curetagens.

Nos atendimentos gerais por especialidade, o pronto-socorro atendeu a 16.055 pacientes, a pediatria 764, a odontologia 576, ginecologia 448, ortopedia 1.540, consultas anestésicas 188, ambulatório clínico 1.689. Também foram realizados 131 atendimentos de nutrição, 802 exames de ultrassonografia, 162 Raio X e 512 auriculoterapia, num total de 22.867 atendimentos.

De acordo com o prefeito Almir Melo, desde que o centro cirúrgico do Hospital Régis Pacheco foi reaberto, os canavieirenses passaram a nascer em Canavieiras. De setembro de 2013 a agosto de 2015, já nasceram 763 crianças, sendo 574 de parto normal e outras 189 de cesarianas.

Para a secretária Municipal da Saúde, Roberta Barros, os números de atendimento no Hospital Régis Pacheco estão sendo estabilizados, haja vista a melhoria na estrutura do atendimento nas unidades de saúde. Somente nos postos médicos da sede e do interior, já foram realizados 144.447 atendimentos.

Para que a população pudesse desfrutar desses serviços, foram recuperadas as unidades de saúde Dr. Edmundo Lopes de Castro, que serve aos bairros Cidade Nova, João Fonfon e São Boaventura; Sócrates Rezende I e II, que atendem à população dos bairros Sócrates Rezende, Birindiba, Jardim Burundanga, dentre outros.

Dentre os programas implantados na área da saúde estão o atendimento médico e de enfermagem à população de distrito, povoados e zona rural. Nessas visitas semanais, também são realizados diversos exames simplificados, bem como as campanhas com palestras e orientações de prevenção de diversas doenças.

Para Almir Melo, os investimentos foram decisivos no sentido de ampliar a oferta de serviços, inclusive as campanhas de vacinações, cujos índices já chegam a ultrapassarem as metas previstas. “Temos um compromisso assumido com os canavieirenses e nossa intenção é, a cada dia aumentar a gama de procedimentos”, ressalta o prefeito.

A aquisição de veículos para a saúde também faz parte do projeto de inovação e atualmente pacientes que necessitam fazer procedimentos que ainda não são oferecidos em Canavieiras dispõem de condução para Ilhéus e Itabuna. Um desses exemplos pode ser visto em relação aos pacientes que precisam fazer hemodiálise e outros tipos de procedimentos mais complexos.

A Central de Regulação já realizou a marcação de mais de oito mil consultas e exames que ainda não são realizados em Canavieiras, embora muitos procedimentos antes inexistentes já estão sendo feitos pela Secretaria da saúde. “Estamos investindo cada vez mais na saúde da população, a partir dos programas de prevenção, conforme recomendação das instituições nacionais e internacionais de saúde”, conclui o prefeito Almir Melo.