Itabuna se destaca na formalização de novos microempreendedores‏

Autoridades vestem em Itabuna camisa do movimento nacional
Fernando Sampaio/Agência de Notícias SEBRAE

A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur) vai descentralizar as ações da Sala do Empreendedor, espaço para formalização de trabalhadores e atendimento a microempreendedores individuais que atualmente funciona em uma sala no Centro Administrativo Firmino Alves.  O anúncio foi feito às vésperas das comemorações do Dia Nacional do Microempreendedor Individual, que acontece nesta segunda-feira, dia 5.

Segundo o secretário José Humberto Martins, a medida atende a uma determinação do prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, defensor desde o início de sua gestão da causa do pequeno negócio como meio de inclusão socioeconômica. A decisão do governo é que núcleos da Sala do Empreendedor funcionem em espaços ocupados diariamente por trabalhadores informais, a exemplo da unidade modelo do SineBahia.

A unidade é responsável pela intermediação e qualificação de mão de obra, resultado de uma parceria firmada neste ano entre a Prefeitura de Itabuna e o Governo da Bahia. É justamente no SineBahia onde o primeiro núcleo será montado, informa José Humberto.

Na unidade são atendidos, todos os dias, cerca de 200 trabalhadores.  “A ideia é estimular a formalização, esclarecer os benefícios e aumentar a rede de pessoas beneficiadas pela iniciativa. Ir onde o trabalhador, de fato, está”, revela José Humberto. Outro projeto , já em fase de estudo na Sictur, é a aquisição de um veículo para o atendimento em feiras livres e bairros periféricos de Itabuna. A “Sala Itinerante” está em fase de planejamento, explica o secretário.

Economia forteItabuna é uma das cidades baianas com maior número de trabalhadores formalizados, graças a iniciativas do atual governo que trabalha em parceria com o SEBRAE. Além da valorização do trabalhador,  Prefeitura aplica recursos na melhoria do comércio local, com cursos de capacitação e outras ações. Em julho, por exemplo, o governo municipal entregou a de reforma do Calçadão da Rui Barbosa, onde uma grande quantidade de pequenos empresários está instalada.

Iniciada na gestão passada, a obra ficou parada por muitos anos e foi retomada pela atual gestão. O microempreendedor Pedro Jozino dos Santos Neto, que tem uma loja de sandálias na área comercial, garante que as vendas melhoraram depois da requalificação daquela artéria comercial.” Agora, o momento é outro, bem diferente de 2012”, compara.

Compre no Pequeno NegócioAtualmente Itabuna possui mais de 6.500 trabalhadores formalizados, contribuindo com a Previdência, gerando receita tributária e assegurando direitos ao detentor do pequeno negócio. Na noite de quinta-feira, o município oficializou sua adesão ao “Movimento Compre do Pequeno Negócio”, em solenidade que aconteceu no estande do SEBRAE, na 35ª Expoita, no Parque de Exposições Antonio Setenta.

Autoridades e empresários locais vestiram a camisa da campanha que visa estimular a sociedade a consumir produtos e serviços fornecidos por micro e pequenas empresas. A ação liderada pelo SEBRAE pretende usar a força dos pequenos negócios para fortalecer a economia. “Neste momento de crise nacional é fundamental fortalecer o pequeno negócio, que é transformador e movimenta a economia da cidade”, reforça José Humberto.