Oficina Gerenciar no Campo reune agricultores de Canavieiras

Encontro para organizar e planejar pequenos produtores
Ascom

Nesta terça-feira (29), 28 agricultores familiares do assentamento Poxim Sarampo, em Canavieiras, participam da Oficina Gerenciar no Campo, uma metodologia criada pelo Sebrae que oferece noções de organização e planejamento das propriedades aos pequenos produtores rurais. A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura de Canavieiras, por meio da Secretaria da Agricultura.

Informa o secretário da Agricultura, João Brasil, que o objetivo da parceria entre a Prefeitura e o Sebrae é qualificar os pequenos produtores e incentivar a prática do associativismo. “Queremos proporcionar ao agricultor ferramentas para a gestão da sua propriedade. A oficina ensina, entre outras coisas, a decidir quanto e o que plantar e como vender sua produção, ou seja, planejar o tipo de cultura que será implantada”, explicou.

Segundo a consultora do Sebrae, Tatiana Badaró, a oficina “Gerenciar no Campo” teve carga horária de 8 horas e abordou os seguintes itens: Gerenciar uma propriedade rural; organizar a produção e avaliar resultados; momento de vender e atender aos clientes; controlar o que acontece, avaliar resultados e planejar o futuro.

Além de proporcionar as condições materiais aos agricultores familiares, o prefeito Almir Melo considera essencial preparar os pequenos produtores para enfrentar os novos desafios do mercado. E é justamente com os cursos e oficinas promovidos pelo Sebrae que ele espera dotar os agricultores de informações suficientes para que possam produzir mais e melhor.

De acordo cronograma elaborado pelo Sebrae e a Secretária Municipal da Agricultura os cursos terão carga horária variada. O próximo curso acontecerá no dia 13 de outubro, no povoado de Oiticica, e terá carga horária de quatro horas (das 8 às 12 horas). O tema é “Custo para produzir no Campo”.

No dia 27 de outubro, também das 8 às 12 horas, será oferecido o curso “Controlar meu dinheiro no campo”, no povoado de Pimenteiras.  “Negociar no Campo” será ministrado no Assentamento São José (km 18) no dia 10 de novembro, com carga horária de quatro horas.

E, para finalizar a promoção de cursos e oficinas deste ano, está agendado para os dias 24 e 25 de novembro, das 8 às 17 horas, no auditório da Secretaria Municipal da Educação, em Canavieiras, o curso “Juntos seremos fortes”.