Bahia é destaque em feira internacional de turismo‏

A baianidade como atrativo do estado
Alan Morici/Bahiatursa

Os principais atrativos e produtos turísticos da Bahia estão sendo apresentados para o Brasil e para o mundo na 43ª Expo Internacional de Turismo 2015 (Abav). Uma das maiores feiras de turismo do mundo e principal na América Latina, o evento, que acontece no Anhembi, em São Paulo, até este sábado (26), amplia a visibilidade e fortalece a posição do estado como um dos principais destinos turísticos do país. Além do Carnaval, festas populares como a Lavagem do Bonfim mostram o potencial baiano para o trade internacional.

Por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa), órgão da Secretaria de Turismo do Estado (Setur), a Bahia participa da Abav como estado anfitrião em um estande de 357 metros quadrados com uma réplica da Igreja do Bonfim e acolhendo o trade baiano instalado em barracas, representando as 13 zonas turísticas do estado e resgatando o clima das festas de largo.

Na noite de quinta-feira (24), um misto de Carnaval baiano com a festa da Lavagem do Bonfim tomou conta do pavilhão de feiras do Anhembi. Baianas tipicamente trajadas com potes de água de cheiro iam à frente do cortejo seguido pelo Rixô Elétrico de Fred Menendez e a Banda Didá, que também marcou presença na abertura oficial do evento. “Ah, que bom você chegou, bem-vindo a Salvador, coração do Brasil”, cantavam em coro os participantes do cortejo. A ação acontece também nesta sexta (25) e sábado (26), sempre no final da tarde, a partir das 18h.

Segundo o superintendente da Bahiatursa, Diogo Medrado, a receptividade do trade nacional e internacional com o estande da Bahia tem sido excepcional. Doze barracas, que evocam as famosas festas de largo da Bahia, representam as zonas turísticas do estado. Integrantes do trade vendem o destino Bahia em suas mais variadas opções - do segmento sol e praia ao religioso. “A Bahia é um estado rico em opções. Escolhemos a Igreja do Bonfim, um dos nossos ícones turísticos, para representar a alegria e a diversidade presentes em cada momento da cultura baiana”.

Também durante a feira, a Bahiatursa anunciou três novos voos internacionais para ao estado. Operadas pela Aerolíneas Argentinas, as rotas semanais farão o trajeto direto entre Porto Seguro e Buenos Aires durante os meses de janeiro e fevereiro de 2016.