Empreendedores de bairros criativos de Ilhéus expõem em shopping de Itabuna‏

Vito Silvano e seus abajures
Arquivo/JBO/Maurício Maron

A produção de bonecas de pano e objetos infantis decorativos é a rotina de trabalho da artesã Maria Cristina Soledade, há 10 anos, dois deles trabalhando na formalidade como microempreendedora individual (MEI). No dia a dia, ela participa da Feira Criativa do bairro Hernani Sá, em Ilhéus, e nunca tinha apresentado os seus produtos ao mercado de Itabuna. “A divulgação em outras praças é tão importante pela oportunidade der vender e fazer negócios”, afirma. A prova de que divulgar abre portas, segundo ela, aconteceu esta semana. “Recebi uma ligação do Rio Grande do Sul, de um turista que visitou Ilhéus, e agora quer saber como adquirir meus produtos”, completa.

Maria Cristina integra o grupo de empreendedores da economia criativa dos bairros Hernani Sá e Pontal, de Ilhéus, que desde o dia 17, com encerramento no domingo, 27, está expondo no Shopping Jequitibá, em Itabuna. Com apoio do Sebrae, a ação faz parte do projeto de Economia Criativa.

"O trabalho do Sebrae no segmento de economia criativa, aliado à disposição e competência dos empreendimentos de Ilhéus, vem apresentando grandes conquistas, a exemplo do convite para esta exposição que além de promover os produtos, ampliará o faturamento das empresas participantes”, destaca a gerente regional do Sebrae Ilhéus, Claudiana Figueiredo.

Na exposição em Itabuna, o público tem acesso a diversos produtos como bonecas de pano, literatura de cordel, abajures, material de reciclagem, pinturas, patchwork, frutas cristalizadas, sabonetes, velas artesanais e outros.

Entre os expositores está também Ábia Dutra dos Santos que produz frutas orgânicas desidratadas que vem de sua fazenda na comunidade de Lagoa Encantada, em Ilhéus. “A necessidade de agregar valor à minha produção numa área sem energia elétrica, me levou a utilizar a técnica. Com ela, as frutas chegam a durar seis meses”, destaca a empreendedora, que vende sua produção de banana, abacaxi, jaca e manga no campus da Universidade Estadual e Santa Cruz (Uesc) e numa feirinha de produtos orgânicos, que funciona aos sábados, no Centro Histórico de Ilhéus.

Outro empreendedor que expõe no local é Vito Silvano que nasceu na Pulha, sul da Itália. Casado, com uma baiana, está no Brasil há quatro anos, onde se formalizou como MEI. Produz abajur em PVC e barbante E usa como temas de sua obra, imagens sacras, paisagens de Ilhéus e motivos étnicos, com preços que variam de R$ 80 a R$ 250. Vito disse que estar no shopping Jequitibá é um excelente negócio. Ele lembra que meses atrás, ao participar de um evento no Parque de Exposições de Ilhéus, teve a oportunidade de conhecer muitos itabunenses. “Aqui no shopping muitos estão retornando. Nem demoram para escolher o modelo que querem levar, por que já conhecem o meu produto”, afirma.