Itabuna adquire produtos de agricultores da Roça do Povo pelo PAA‏

Produtos oriundos da agricultura familiar do municipio
Ascom/Pedro Augusto

Agricultores familiares da Roça do Povo, cadastrados no Programa de Aquisição de Alimentos – PAA vão entregar produtos à Prefeitura de Itabuna nesta quarta-feira, dia 16, a partir das 8 horas. O processo de aquisição de produtos da agricultura familiar pelo município foi iniciado na segunda-feira quando foram contabilizados 3711 quilos de produtos como banana prata e nanica, aipim, laranjas, limão e couve dos agricultores das regiões de Itamaracá, Jacareci e Ribeirão Seco.

Coordenado pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Seagrima), o PAA tem se constituído numa importante ação social para as famílias que vivem no campo, já que contribui para o fortalecimento da agricultura familiar, geração de emprego. Além disso, o programa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome concede  renda e ainda promove o desenvolvimento local por meio do escoamento da produção entregue gratuitamente às instituições assistenciais e filantrópicas da cidade, como creches, asilos, albergues, etc.

Há uma semana os agricultores da Roça do Povo assinaram Termo de Compromisso que permite o acesso ao Cartão do PAA. Na oportunidade, o técnico agrícola da Prefeitura de Itabuna Marciel Santana explicou que na assinatura do documento pelos produtores rurais garante ao município o recebimento da produção dos alimentos de cada um dos lotes cedidos às famílias no projeto agrícola. 

Marciel ainda disse que compete ao município a emissão da nota fiscal com valor, discriminação e quantidade de produtos recebidos de cada produtor pelo PAA. Caso o produtor não cumpra o compromisso da entrega da produção ficará suspenso por um período de três meses do PAA, conforme prevê as normas do MDS.

Além de repassar 80% dos produtos, gratuitamente, às instituições assistenciais e filantrópicas cadastradas no Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS), a outra parte da produção é comercializada pelos próprios agricultores na Feira do Produtor, todas as sextas-feiras ao lado da FTC, no centro da cidade. A garantia da compra de parte da produção tem mudado a vida de quem planta no campo, como é o caso dos agricultores familiares integrantes de 13 associações rurais do município.

De acordo com o calendário da Seagrima na quinta-feira serão adquiridos, pesados e emitidos notas fiscais dos agricultores familiares da Agrafam, Manoel Chinês e de Mutuns.