Capacitação discute protocolo de acidentes do trabalho‏

Esta foi a primeira etapa da capacitação
Ascom/Gabriel de Oliveira

Coordenadores, diretores e secretários de Saúde de 22 municípios da microrregião sul da Bahia participaram nesta quinta-feira, 3, em Itabuna, da primeira etapa da capacitação de profissionais para notificações dos agravos e acidentes de saúde do trabalhador. Especialistas e profissionais de saúde discutem quais procedimentos os municípios devem adotar para evitar prejuízos ao trabalhador e às empresas com a falta de notificação dos acidentes.

O evento foi aberto pelo consultor técnico da Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador, do Ministério da Saúde, Luiz Belino Sales. O consultor apresentou dados que comprovam que nos municípios com até 50 mil habitantes é menor a preocupação dos gestores em fazer notificações dos casos de acidentes e mortes no trabalho.

Na Bahia, por exemplo, no ano passado 18% dos municípios com menos de 20 mil moradores não fizeram notificações de acidentes de trabalho. São exatamente nessas localidades menores que ocorreram o maior número de acidentes no campo envolvendo o trabalhador. No entanto, o estado é referência em desenvolvimento de políticas públicas para garantir a saúde do trabalhador, juntamente com os estados do Paraná e São Paulo.

Itabuna - De acordo com dados da Diretoria de Vigilância e Atenção de Saúde do Trabalhador, Itabuna está entre os municípios baianos mais pontuais na transmissão das ocorrências para o Sistema em Saúde do Trabalhador. A agilidade e correção no envio dos dados ajudam no atendimento às vítimas de acidentes do trabalho e na elaboração de políticas públicas de saúde.

Em 2014, a Secretaria Municipal de Saúde foi responsável por 701 notificações do total de 750 repassados pelos 22 municípios da microrregião do sul da Bahia ao sistema.  “Essas notificações são de responsabilidade de todos os profissionais da área de saúde”, explica a coordenadora do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (CEREST), Ângela Barros.

Segundo Luiz Belino Sales na Pesquisa Nacional de Saúde realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 4 milhões de pessoas informaram que já sofreram acidentes do trabalho. O consultor técnico do Ministério da Saúde afirmou ainda que em média 45% dos acidentes do trabalho são provocados por animais peçonhentos. “Em algumas regiões do Brasil, o índice sobe para 60%”, disse o consultor.

Na abertura do evento, no auditório do Tarik Fontes Plaza Hotel, acompanhado do secretário municipal de Saúde, Eric Ettinger, o vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento e Tecnologia, destacou a importância da conferência que tem o objetivo de traçar estratégias de notificação, investigação e detectar agravos relacionados à saúde do trabalhador. No próximo dia 16, a segunda etapa do evento será no auditório do Itabuna Palace Hotel.