Faculdade Madre Thais vai promover ações no Dia de Responsabilidade Social

Sede da FMT
Ascom/Jonildo Glória

Atividades gratuitas e abertas à população vão acontecer durante todo o dia 19 (sábado), na Faculdade Madre Thaís (FMT), integrando o dia de Responsabilidade Social 2015, com diversas atividades e atendimentos à comunidade. As ações, além de concentradas na sede da Faculdade, à avenida Itabuna nº 1491 (Gabriela Center), em Ilhéus-Bahia, também vão se estender aos idosos internados no Abrigo São Vicente de Paulo.

Os alunos e professores de Biomedicina farão testes de glicemia e tipagem sanguínea e a  turma de Fisioterapia vai promover banho de sol, oficina de jogos, contação de histórias e alongamento. Os dois cursos vão atender na sede da FMT e aos idosos do Abrigo São Vicente de Paula.

O curso de Enfermagem vai está aferindo pressão arterial e realizando testes de glicemia. O atendimento jurídico ficará por conta do curso de Direito, enquanto as turmas de Administração e Recursos Humanos  vão elaborar currículos e apresentar palestras sobre diversos temas . Os alunos e professores de Engenharia Civil estarão realizando um diagnóstico habitacional para gerar dados que possibilitem a elaboração de projetos de extensão voltados para a população carente da cidade. Ao pessoal de Logística caberá a divulgação.

A iniciativa faz parte do Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, uma ação nacional desenvolvida pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) cujo objetivo é mostrar atividades resultantes dos projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pelas Instituições de Ensino Superior de todo o Brasil. O evento contará com o apoio e participação de estudantes e professores que vão atuar como voluntários na promoção de atividades e atendimentos em diversas áreas.

A Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior foi criada em 2005 com propósito de estabelecer uma ponte entre os setores acadêmico privado e público com a comunidade geral. Inicialmente, as ações eram realizadas em um só dia, porém, desde 2014, a programação foi estendida para uma semana. Por meio de ações nas áreas da saúde, educação, cultura, cidadania, meio ambiente e outras, já foram realizados mais de 10 milhões de atendimentos ao longo de 10 edições.

A iniciativa foi concretizada depois da Lei 10.861/2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Pela legislação, a contribuição à inclusão social, ao desenvolvimento econômico, à defesa do meio ambiente, da memória e patrimônio cultural, da produção artística passou a fazer parte da avaliação das IES. Quando mal avaliadas, as instituições de ensino podem sofrer sanções.