Itabuna inicia terraplanagem da área do CAPS-AD 24 Horas‏

Investimento será instalado na avenida Manoel Chaves
Ascom/Pedro Augusto

A Prefeitura de Itabuna de deu início à terraplanagem da área, em frente ao 15º Batalhão de Polícia Militar, na Avenida Manoel Chaves, no São Caetano, onde será construída a unidade do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (CAPS-AD 24 Horas). A obra, orçada em cerca de R$ 1 milhão, será executada pela Construtora e Serviços RBS, vencedora da concorrência pública aberta pela Secretaria Municipal de Saúde.

O CAPS AD 24 Horas é um serviço específico para o cuidado, atenção integral e continuada às pessoas com necessidades em decorrência do uso de álcool, crack e outras drogas. Oferece ainda atendimento à população, realiza o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. Também atende aos usuários em seus momentos de crise, podendo oferecer acolhimento noturno por um período curto de dias.

A obra de construção da unidade está condicionada à conclusão da terraplenagem pela Prefeitura e à assinatura da Ordem de Serviço à construtora pelo prefeito Claudevane Leite, o que deve ocorrer nos próximos dias. Com o CAPS AD 24 Horas, o município vai ampliar a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais, direcionando o modelo assistencial em saúde mental em parceria com o Ministério da Saúde, que financia a construção de mais um equipamento da saúde mental.

Atualmente, Itabuna conta com três unidades de atendimento aos transtornos mentais da população. O CAPS-AD, do tipo II, com funcionamento de segunda à sexta, de 8 as 17 horas, na Rua do Ribeirão, no bairro de Fátima;  CAPS para transtornos mentais, na Rua G, nº 100, Jardim Alamar, próximo ao Hospital São Lucas;  e CAPS – Infantil, na Rua J, nº 247, Jardim Vitória.