Itabuna faz campanha visando estimular a doação de órgãos‏

Anna Aragão
Ascom/Gabriel de Oliveira

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), promove até o final deste mês, em Itabuna, mais uma edição da Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos e Transplantes, através do Sistema Estadual de Transplante (COSET). As ações têm objetivo de conscientizar a população sobre a importância de cuidar bem da saúde e estimular às famílias a fazer a doação de órgãos e tecidos.  

Segundo a coordenadora municipal da Campanha de Doação de Órgãos, enfermeira Anna Aragão, durante o mês de setembro serão realizadas diversas atividades para sensibilização das famílias e das pessoas visando à concessão de autorização para a retirada de órgãos, após a confirmação de óbito pelos médicos. “As pessoas ainda têm muitas dúvidas sobre os procedimentos. Há resistência quanto à doação e estamos trabalhando para quebrar esse paradigma”, explica Anna Aragão. 

A enfermeira afirma que o número de pessoas que autorizam a doação de órgãos pode ser ainda muito maior. Levantamento do Ministério da Saúde revela que, no geral, 56% das famílias de pessoas em situações de morte encefálica autorizam a retirada de órgãos para doação. Serão realizadas palestras e exposição sobre a vida dos transplantados para aumentar o número de doadores.

As atividades para a sensibilização de doação de órgãos e tecidos serão iniciadas neste sábado, dia 5, a partir das 8 horas, no II Simpósio de Saúde do Sul da Bahia, com a participação de profissionais de saúde, que será na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Já durante a próxima semana haverá plantio de árvore por transplantado e promovidas palestras na sede do Prosi/Hiperdia, no Zildolândia; na Praça Camacan e em hospitais de Itabuna. As atividades somente serão encerradas no dia 29 deste mês.

Fila de espera - Na Bahia, de acordo com a Sesab, existem 2.263 pessoas a espera de órgãos e tecidos, sendo que 1.187 aguardam transplante de córnea, 941 de rim, 102 de fígado e 33 de medula óssea. “As pessoas que dependem do transplante de rim, quase sempre morrem antes de o procedimento ser concluído, porque o paciente sobrevive menos”, explica Anna Aragão.   

A coordenadora municipal da Campanha de Doação de Órgãos afirma que Itabuna foi o primeiro município do interior da Bahia a promover transplante de rim na Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, com financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS), que também financia transplantes de córneas no município. Nesse caso, os procedimentos são realizados gratuitamente nos hospitais Beira Rio e DAY Horc.