Oficinas de esportes consolidam a formação de atletas em Canavieiras

Oficina de futebol no CRAS
Ascom/Wagnevilton Ferreira

A Prefeitura de Canavieiras vem incentivando a prática regular de esportes, através de diversas iniciativas que vão do suporte ao desenvolvimento de projetos, como também apoiando o deslocamento de atletas locais que participam de competições dentro e fora do estado. Segundo o prefeito Almir Melo, a inclusão social através do esporte é um dos maiores e mais importantes vetores dessa política.

E é com esse propósito que na última semana a Secretaria da Assistência Social realizou a entrega de uniformes de futebol às crianças e adolescentes que participam dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Segundo secretária Vanessa Leite, a ação visa melhorar e qualificar ainda mais os serviços prestados pela Assistência Social. “O futebol é um dos esportes oferecidos nas oficinas do SCFV, assim como a capoeira, o jiu-jitsu e a dança. Estamos sempre buscando melhorar a qualidade e a organização desse serviço, através de iniciativas como essa”, disse.

Segundo o diretor de esportes da Secretaria de Turismo e Esportes, José Bandeira, eventos esportivos em Canavieiras, quando realizados por outras entidades, todos têm o apoio do Governo Municipal, seja em organização, estrutura e até equipamentos. De acordo com o prefeito Almir Melo, existe uma preocupação da sua administração em oferecer às crianças e adolescentes opções esportivas e sociais, que permitem que eles possam se desenvolver em um ambiente saudável, se distanciando da criminalidade e das drogas.

Em agosto passado, o atleta Arnou Lobo, de Canavieiras sagrou-se vice-campeão brasileiro e já está classificado para participar do Campeonato Sul Americano, na categoria Médio (58), em Montevidéu no Uruguai. O campeonato Sub-15 foi realizado nos dias 8 e 9 de agosto, em Cuiabá (MT), com delegações de todo o Brasil. “Estamos certos de que esse é um investimento que vale a pena, que promove não só o atleta em questão, mas um público que se espelha nele e, através da prática, consegue resultados de saúde, bem-estar e até de disciplina”, disse o prefeito.

Fazer um trabalho de base é importante para qualquer tipo de esporte. Quem diz isso é o professor de artes marciais de campeão de Jiu-jitsu, Franklin Menezes, que é responsável pelo programa  Construindo Campeões, mantido pela Secretaria de Assistência Social, por meio do Cras. “Nossa intenção não é apenas formar campeões, mas principalmente retirar das ruas e dar a elas uma opção de lazer com acompanhamento de um profissional. Além de um grande atleta, com certeza esse jovem também será um cidadão exemplar”, concluiu.