Transformações em Medellín inspiram comunidade de bairro criativo em Ilhéus‏

Livros como forma de transformação social
Divulgação

Quando o ex-secretário de Cultura Cidadã e de Desenvolvimento Social de Medellín, na Colômbia, Jorge Melguizo, foi palestrante na jornada promovida pelo Sebrae (Oportunidades de Negócios na Floresta), que aconteceu em julho deste ano, na plateia estava o ativista social José Henrique Abobreira, um dos idealizadores do projeto Pontal Criativo, que ouvia atentamente as histórias de transformação. A cidade que era conhecida pela guerrilha e narcotráfico - uma violência que matou 60 mil pessoas em 20 anos - vive agora um novo modelo de desenvolvimento urbano e de cidadania e tornou-se um case de sucesso criativo no mundo.

Um mês depois, o primeiro fruto desse encontro resultou em uma Feira de Livros inaugurada no dia 30 de agosto, para a comunidade de Pontal, um bairro localizado na zona sul de Ilhéus que pretende se consolidar como o primeiro Bairro Criativo do interior da Bahia. “Já vínhamos pensando nisso há algum tempo. Mas a convicção se fortaleceu após a palestra de Melguizo, que nos mostrou que as mudanças sociais e econômicas se processam por intermédio da cultura. Então, agregamos mais esse item cultural à Feira Criativa do Pontal”, explica Abobreira sobre o evento que já acontece na praça principal.

O primeiro passo era criar um acervo que permitisse o projeto chegar às ruas. O resultado foi surpreendente, com mais de mil publicações chegando aos organizadores. “Muitos professores universitários, intelectuais e a juventude apoiaram a iniciativa e fizeram doação”, revela Abobreira. Clássicos da literatura nacional e universal, como de Jorge Amado, Machado de Assis, Graciliano Ramos, Artur de Azevedo e Sidney Sheldon, além de gibis e outras publicações poderão ser lidas. A sistemática da Feira de Livros é simples. A pessoa não cadastrada entrega um livro e pega outro. Ou então faz seu cadastro e retira, por empréstimo, podendo devolver no prazo de 15 dias.

A próxima feira será na Semana da Primavera, dia 18 de setembro, e a troca de livros terá um stand com os exemplares à exposição. Uma tenda de leitura será montada na praça para as crianças lerem gibis e livros infanto-juvenis. Funcionará também uma tenda anexa onde poderá aprenderão inglês, brincando. José Henrique explica ainda que após essa data, a Feira Criativa do Pontal irá funcionar todos os finais de semana, contando, ainda com um festival anual de Gastronomia, o resgate do Clube Social do Pontal e a Feira Integrada de Artes e Negócios.

Segundo a coordenadora regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo, a concepção de Bairro Criativo passa pela capacidade da população identificar seus problemas e encontrar soluções sempre de forma inovadora. “Os conceitos de bairro criativo e de economia criativa apresentam o desenvolvimento econômico sustentável baseado no talento das pessoas, realidade que, sem dúvida alguma, amplifica as inúmeras oportunidades de emprego e renda”, afirma a gerente. O Sebrae subsidia tecnicamente a iniciativa, organizada pela população local, em parceria com diversas entidades como o Movimento Pontalense de Cidadania, a Associação de Moradores do Pontal (Amop), o Instituto Nossa Ilhéus e a Casa da Cultura Popular.