Itabuna atua para a regularização ambiental

Catadores fazem a separação do material
Ascom/Waleska da Costa

Visando desenvolver no município a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei nº 12305/10, a Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente – Seagrima vem realizando ações para o fortalecimento da gestão ambientalmente adequada dos resíduos sólidos. Diversas ações garantiram à cidade diagnóstico socioambiental do lixão, o Plano de Saneamento Básico (em fase final de consulta pública), o apoio à criação de cooperativas, o cadastramento de catadores e educação ambiental nos bairros ribeirinhos e na zona rural.

Segundo o secretário Lanns Almeida Filho desde 2013, a Seagrima vem apoiando a criação e manutenção da Cooperativa Popular de Trabalhadores da Reciclagem (Coopotrec), que coleta mensalmente 40 toneladas de materiais recicláveis. Isso impede que o material siga para o vazadouro municipal e ainda permite sua reutilização pela indústria, contribuindo para a diminuição da demanda nacional por matéria prima extraída diretamente da natureza.

“A Coopotrec destina parte de sua coleta de PETs para a fábrica de vassouras do Centro de Recuperação Renascer contribuindo nesta parceria ambiental e socialmente. Outras ações estão acontecendo para mudança da realidade de vida dos catadores do lixão. Em parceria com a Prefeitura de Itabuna, as organizações não governamentais Amparo Melhor está iniciando atividades para alfabetização dos catadores, enquanto a Pangea realiza estudos gravimétricos para dar início ao processo de reconhecimento do “lixo”.

“Ao final do trabalho da Pangea serão identificados o melhor destino dos resíduos: reciclagem, reutilização, compostagem, rejeito e dentre outros fins”, explicou o secretário. Lanns falou sobre a criação da rede de cooperativas de catadores de materiais recicláveis/reutilizáveis, uma ação que certamente contribuirá para dar dignidade e autonomia aos trabalhadores da reciclagem, fortalecendo o movimento de saída dos catadores do lixão, que futuramente será encerrado.

“Novo prazo será dado aos municípios para o encerramento dos lixões. A matéria foi proposta pelo Senado Federal e seguiu para Câmara dos Deputados. Se for aprovada, municípios do porte de Itabuna terão até 2019 para se adequar à nova legislação. Assim, reiteramos o nosso compromisso em inserir Itabuna no seleto grupo dos municípios que tratam e destinam adequadamente os seus resíduos sólidos”, explicou.