Sarau cultural em praça pública homenageia Semana do Folclore

Cultura nas ruas de Canavieiras
Ascom/Wagnevilton Ferreira

As escolas municipais da sede e do interior de Canavieiras promoveram na noite deste sábado (29), na praça da Bandeira (centro da cidade) um Sarau Folclórico como parte das comemorações da Semana do Folclore. A proposta foi promover o resgate cultural da cidade, visto pelo olhar dos  estudantes, com a exposição pública dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula.

Com essa finalidade, as escolas municipais de Canavieiras desenvolveram o projeto didático “Resgatar o Folclore, resgatar nossas raízes”, em sala de aula, recontando histórias e lendas do folclore brasileiro e de Canavieiras, em particular. Explica a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal da Educação, Soledade Paternostro, que o projeto também teve o objetivo de aproximar a família da escola.

De acordo com a coordenadora Soledade Paternostro, Canavieiras sempre foi uma cidade bastante rica em cultura, com histórias incríveis que fazem parte do seu folclore, e que precisam sempre ser lembradas para não caírem no esquecimento. “E nada melhor do que as crianças tomarem conhecimento, no sentido de perpetuar essas lendas”, diz Soledade.

O Sarau Folclórico contou com a abertura da Filarmônica Lyra do Commercio, seguida das apresentações das escolas Rita Braga, com a dramatização da Lenda de São Boaventura e das crianças do Colégio ACM, que cantaram as cantigas de roda. Os alunos do Colégio Paulo Freire representaram a Lenda da Vitória Régia e os do Noécia Cavalcante, dançaram o baião, estilo musical nordestino criado na Bahia.

A história do Boi Duro, de Canavieiras, foi contada pelos alunos da Escola Comunitária São Boaventura, e em seguida os do Frederico Minervino mostraram diversas as brincadeiras infantis. O Benício Machado preparou um pot-pourri com músicas e danças folclóricas, enquanto a Rotary Clube apresentou um desafio com prosas pitorescas e frases rimadas e o Lyons Clube, o retumbão.

O Canto da Iara, outra lenda do imaginário popular, foi apresentado pelos alunos da Escola Professora Regina Célia, do Distrito do Poxim. As crianças da Escola Liana Belém, com a participação da cantora Iara Silva, fizeram uma apresentação, do Carimbó, estilo musical do Norte do País e que ganhou todo o Brasil, encerrando o evento.

Para Soledade, o projeto cumpriu com o objetivo de preservar as raízes, a história e a identidade cultural. “Temos que valorizar a nossa cultura, que faz parte do passado, das histórias que ouvíamos quando crianças, pois tudo isso faz parte do nosso processo de formação intelectual”, disse a coordenadora.