Secretarias municipais discutem projeto de prevenção ao uso de drogas

Trabalho conjunto de secretarias tenta conter uma das pragas sociais
Ascom/Wagnevilton Ferreira

Profissionais das secretarias da Assistência Social, Saúde e Educação de Canavieiras se reuniram na última terça-feira (25), na sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) para dar inicio ao planejamento da implantação de um projeto de prevenção e combate às drogas no município. Os técnicos receberam orientações do psicólogo Edgar Felipe Carvalho de Oliveira, coordenador do programa “Crack, é possível vencer”, em Itabuna.

O psicólogo Edgar Felipe explicou que só com o aprofundamento do debate dessa questão será possível convencer o jovem sobre os riscos que correm. “O objetivo é alertar a criança e o adolescente para o perigo do uso de drogas e suas consequências, através da implementação do tema no processo educativo. o primeiro passo é a capacitação dos profissionais envolvidos para que se tornem instrutores”, disse.

Informa o psicólogo que a prevenção primária é considerada um fator de extremo potencial no combate efetivo ao uso abusivo de drogas. “Esse projeto é de natureza multiplicadora na prevenção reconhecendo a educação, a apropriação do conhecimento como um fator relevante de proteção social contra o uso das drogas”, explica.

Para a secretária da Assistência Social, Vanessa Leite, prevenir o uso de drogas não é tarefa única dos governos. “O uso de drogas está associado a um número muito grande de problemas como criminalidade, violência, acidentes e doenças sexualmente transmissíveis, por isso é necessário o apoio e a participação da sociedade, mobilizando a comunidade, unindo forças, tornando possível aumentar a participação nos programas de prevenção e ampliar o impacto social”, destaca.

 A culminância do projeto acontecerá com um momento cultural em praça pública, com estandes que irão trabalhar a temática da prevenção ao uso de drogas, distribuição de folders informativos sobre acolhimento e prevenção e a realização de oficinas. “Vamos ampliar as ações em torno desse tema, para que possamos proporcionar uma vida digna à nossa juventude”, concluiu a secretária Vanessa Leite.