Itabuna vai debater melhoria no atendimento na rede básica de saúde‏

Com unidades recuperadas é hora de humanizar o atendimento
Ascom/Pedro Augusto

Para articular uma ação conjunta visando à melhoria no atendimento aos pacientes e na convivência entre servidores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no município a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde está preparando a 2ª Semana de Humanização da Rede de Atenção à Saúde. O evento, em a parceria da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), será realizado de 4 a 18 de setembro, em local a ser divulgado.

Além de consolidar a Política Nacional de Humanização, a 2ª Semana de Humanização da Rede de Atenção à Saúde pretende envolver e acolher profissionais de Saúde, estudantes universitários e técnicos e usuários do sistema público de saúde, Conselho Municipal de Saúde e outros segmentos da sociedade direta e indiretamente vinculados à rede de relações.  Cerca de 150 profissionais e técnicos da atenção básica que atuam em Itabuna participarão da iniciativa. Ao final, como objetivo geral pretende-se construir a política municipal de humanização na rede.  

De acordo com a enfermeira Luciana Pinheiro, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Secretaria Municipal de Saúde, o tema central do evento será “Com você o SUS dá certo”. Será desenvolvido em quatro eixos: Gestão do cuidado na Política de Humanização; o processo de acolhimento na prática dos cuidados de saúde; Práticas de uma Gestão que acolhe; e a organização das Redes de Atendimento em saúde sob a perspectiva da Política Nacional de Humanização.

A coordenadora do NEP explica que durante o evento será reservado um espaço para divulgar trabalhos talentosos e exitosos que profissionais de saúde da atenção básica de Itabuna vêm executando nas comunidades onde atuam. Luciana Pinheiro destaca que a proposta do evento também é promover uma reflexão com os profissionais sobre práticas diárias no serviço, fazendo-o perceber que sua ação junto à comunidade pode se transformar em uma experiência exitosa para o SUS, com reflexos no atendimento à população.