Faculdade Madre Thaís oferece habilitação em Microbiologia de Alimentos

Ana Paula Adry
Ascom/Jonildo Glória

O curso de bacharelado de Biomedicina da Faculdade Madre Thaís (FMT), em Ilhéus/BA, vai oferecer a prestação de serviço na área de análises microbiológicas de alimentos para consumo humano. Com esse objetivo a Faculdade está celebrando acordo de cooperação com empresas produtores de alimentos, incluindo restaurantes, padarias e outros, para análise microbiológica de alimentos, como parte das atividades desenvolvidas no estágio supervisionado II, do Curso.

"O curso de Biomedicina está voltado para à qualidade de vida e à saúde da comunidade com ações acadêmicas focadas nos cuidados e vigilância em defesa do bem-estar da população. Isso só está sendo possível porque o Laboratório de microbiologia foi equipado para desenvolver essas atividades, cujos resultados levarão a um beneficio mútuo para os acadêmicos e a população em geral," frisa a coordenador do curso, na FMT, professora Ana Paula Adry.

Como vai funcionarA empresa se compromete em fornecer para os acadêmicos, amostras dos alimentos produzidos por ela, água potável utilizada no preparo desses alimentos e para o consumo humano, esfregaço da superfície das bancadas utilizadas, da superfície do piso das áreas de produção, de equipamentos utilizados na produção dos alimentos e além de outras amostras especificas.

Os Acadêmicos, além de estarem subordinados às normas da empresa concedente, se comprometem a não divulgar quaisquer informações, dados ou trabalhos reservados ou confidenciais, dos quais tiverem conhecimento durante a realização da análise. Caberá a Faculdade, através do professor orientador, a fornecer laudos assinados das análises, bem como as recomendações necessárias para a melhoria dos serviços, sem custo para a empresa concedente.

Treinamento gratuitoOutra vantagem para as empresas e para sociedade é que a FMT, os acadêmicos e professor orientador, vai fornecer treinamento para os manipuladores de alimentos das empresas com emissão de certificado de seis horas. O treinamento deve ser realizado entre os meses novembro e dezembro deste ano, sobre as boas praticas de fabricação e higiene conforme as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, sem custo para as empresas parceiras.

A coordenadora do curso de Biomedicina da Faculdade Madre Thaís, Ana Paula Adry, acredita que o serviço é um diferencial da Faculdade para os discentes do Curso, para a população e para as empresas, garantindo que os alimentos tenham maior qualidade.