Fórum Permanente das Águas discute desafios da sustentabilidade em Itabuna‏

Rio Cachoeira
Arquivo/Ed Ferreira

Instituições públicas e não governamentais, empresários, educadores e ativistas sociais se reúnem em Itabuna, dia 2 de setembro, das 8 às 13 horas, no Hotel Tarik, para a segunda edição do Fórum Permanente das Águas, criado e coordenado pelo Centro das Águas – Espaço Cidadão.  O consumo e as práticas sustentáveis são os temas centrais do evento, criado em 2014 para unir a sociedade grapiúna em torno da revitalização do Rio Cachoeira.

A programação do 2º Fórum Permanente das Águas inclui palestra de sintonia e sensibilização conduzida pelo doutor em Ecologia pela Universidade de Brasília, Genebaldo Freire Dias, autor brasileiro mais citado nos processos do desenvolvimento sustentável. Ele apresentará e discutirá o tema “Consumo sustentável: as falas, as atitudes e os cenários”.

A programação prevê também exibição do Coral das Águas - formado por alunos das escolas instaladas no entorno do riacho Água Branca, um dos principais afluentes do rio Cachoeira em Itabuna, que corta os bairros Antique, São Roque e Fátima – e do painel “Percepção dos cenários e desafios da sustentabilidade”. O painel insere vídeo institucional produzidos pela TV Santa Cruz, campanha publicitária desenvolvida pela E10 Comunicação, projeto da Unime para reforçar ações de educação ambiental no perímetro urbano do rio Cachoeira e diagnóstico elaborado pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) para a revitalização do Riacho Água Branca. Encerra com a formação das comissões de continuidade das atividades da Agenda das Águas, resultante do 1º Fórum (2014).