Empresários participam de feira de turismo rural no Rio Grande do Norte‏

Turismo Rural dá sinais de crescimento na região
Arquivo/JBO/Maurício Maron

Empresários dos setores de turismo e agronegócio do cacau e chocolate do Sul da Bahia já confirmaram presença na 11ª Feira de Turismo Rural (Ruraltur), que acontecerá na Arena das Dunas, em Natal, Rio Grande do Norte, de 26 a 28 de agosto. Maior evento do setor no Brasil, a feira tem como objetivo impulsionar o crescimento do turismo rural e gerar renda para a sua produção associada, nos segmentos de cultura, aventura, ecoturismo, agronegócios e artesanato.

A missão técnica sulbaiana é organizada pelo Sebrae. A gerente regional da instituição, em Ilhéus, Claudiana Figueiredo, destaca a importância de marcar presença e mostrar o diferencial local em eventos como este. “O Plano de Marketing da Costa do Cacau e outros estudos apontam a riqueza da ruralidade regional, presente nas obras de Jorge Amado, na cultura das fazendas de cacau, na biodiversidade e nas possibilidades do turismo de aventura, a exemplo do Rafting e do arvorismo”, detalha Claudiana.

Entre os participantes da missão está o empresário Marcos Lessa, presidente da Associação de Turismo de Ilhéus (Atil) e organizador do Festival Internacional do Chocolate e Cacau. Sobre esse diferencial competitivo dos negócios da região Sul, ele destaca o projeto Caminhos do Chocolate, que atravessa 42 km de estradas desde o distrito industrial de Ilhéus até a BR 101, via o município de Uruçuca. “O diferencial desse projeto está em viver a experiência em sua plenitude, visitar a roça de cacau, aprender os processos e entender como o chocolate é feito, conhecer outras frutas, plantas e animais, deixando o chocolate ou o suco de cacau ainda mais gostoso. É a vida na mata, no meio da natureza”, conta.

Com o turismo rural, explica o empresário, a intenção é atrair turistas para a chamada baixa estação da região e, durante todo o ano, garantir a permanência do visitante por mais tempo na cidade, oferecendo novos produtos com padrão internacional.

Mais informações sobre a programação da 11ª Feira de Turismo Rural (Ruraltur) podem ser obtidas no site do evento.