Novas quadras reforçam sonhos de crianças e adolescentes de Itabuna‏

Quadra inaugurada
Ascom/Gabriel de Oliveira

Os investimentos feitos pela Prefeitura de Itabuna na implantação de novos equipamentos esportivos e recuperação das praças existentes tem alimentam o sonho de sucesso como jogador profissional de milhares de crianças e adolescentes e ajudado a evitar que sejam atraídas pelos bandidos para marginalidade. Entre os que apostam no futuro sucesso em gramados brasileiros e europeus estão João Guilherme Nascimento, 9 anos, e Kauã Rosa Oliveira, 7 anos.

Os dois meninos participaram da reinauguração da quadra poliesportiva da Praça Rio Cachoeira neste sábado. A quadra foi o sexto equipamento esportivo entregue neste ano à comunidade pelo prefeito Claudevane Leite, que tem apostado no esporte, educação cultura e lazer como aliados para reduzir os índices de violência no município.

João Guilherme e Kauã Rosa estão entre os 75 crianças e adolescentes que treinam na Escolinha do Bairro Conceição, comandada pelo técnico de futebol Orlando Silva Santos (Napaeta).  As duas crianças alimentam sonhos de se tornarem jogadores profissionais de futebol e atuar em times como Corinthians, Flamengo, Real Madrid e Barcelona.  “Sonho muito em jogar no Barça e ajudar minha família. Por isso que estávamos precisando de espaço adequado para treinar”, afirma o pequeno Kauã Rosa.  

João Guilherme sonha em começar pelo futebol brasileiro para depois partir para Europa. O menino diz que a preferência é começar profissionalmente pelo Corinthians. Já para o atleta Guilherme Santana Ribeiro, o sonho de ser jogador de futebol está se tornando realidade, pois está na Divisão de Base do Esporte Clube Bahia, depois de passar pela escolinha de Napaeta, que há pelo menos 10 anos incentiva a prática de esportes na quadra da Praça Rio Cachoeira.

Para o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, o investimento na construção e reforma dos espaços esportivos tem sido feito com a prioridade de oferecer uma opção de lazer e recreação para crianças no turno oposto ao da escola. Vane afirma que, além de recuperar os equipamentos, o município oferece diversas atividades esportivas, educacionais, culturais e sociais para mais de 10 mil crianças través do programa Viv-A-rte e da Casa das Artes.

O prefeito de Itabuna lembrou também que nesta primeira etapa do Programa de Recuperação dos Espaços Esportivos serão beneficiadas pelo menos 15 quadras poliesportivas e de areia, além de implantados nos equipamentos nos bairros. Já foram recuperadas quadras de areia do Conceição, Núcleo Habitacional de Ceplac e da Avenida Fernando Cordier, que ganharam alambrados, além das quadras poliesportivas do Banco Raso, Berilo (cabeceira da ponte do São Caetano), da Praça Rio Cachoeira, Vila Zara e Fátima.

Os investimentos no esporte foram elogiados pelos desportistas Orlando Silva Santos, o “Napaeta”, e Wellington Oliveira, o “Letão”, que treinam crianças e adolescentes com idade entre 7 e 15 anos e incentivam a prática do futsal.  “Estamos felizes com a recuperação das nossas quadras. Há muitos anos que precisávamos desses investimentos”, comemorou Letão.