Ferradas comemora nova Escola e Unidade de Saúde‏

Obras entregues à população
Ascom/Gabriel de Oliveira

Com a presença dos moradores da comunidade, diretores, secretários e autoridades municipais, a Prefeitura de Itabuna entregou mais duas importantes obras para o bairro de Ferradas. O Grupo Escolar Brasília Baraúna de Almeida e a Unidade de Básica Saúde Manoel Rodrigues agora contam com novas instalações confortáveis e amplas para atender às necessidades de alunos, professores, usuários e profissionais de saúde.    

Para o vice-prefeito e secretário de Planejamento e Tecnologia, Wenceslau Junior, que na solenidade representou o prefeito Claudevane Leite, que cumpria agenda com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, na capital baiana, Ferradas e Nova Ferradas têm recebido atenção e carinho especial da atual administração municipal. “Recentemente os dois bairros receberam pavimentação asfáltica de ruas e sinalização, nova praça e a Casa Jorge Amado; sede provisória da Reitoria e campus Jorge Amado da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB); e a Unidade de Saúde da Família Ubaldo Dantas, no Sítio V da Fundação Marimbeta”, discursou Wenceslau.  

O vice-prefeito lembrou ainda que o matadouro municipal foi totalmente reestruturado, o que garantiu mais de 100 empregos para pais de família, e nos próximos dias a Prefeitura, por meio da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente vai entregar o Banco de Alimentos, que trará mais de 40 empregos diretos. A unidade será ponto de recepção e triagem de alimentos considerados inadequados para comercialização, que serão selecionados, processados ou não, embalados e distribuídos gratuitamente para entidades e programas sociais mantidos pela Prefeitura ou executados em parceria com o Governo Federal.

“Nas proximidades de Ferradas e Nova Ferradas estão em construção os condomínios residenciais do programa Minha Casa Minha Vida Jorge Amado, Jubiabá Gabriela e São José. Essas obras empregam mais de 300 pessoas e com certeza trarão mais desenvolvimento para esta região que receberá mais de 3 mil famílias. Com a chegada de novos empreendedores fortalecerá a economia no local. Então, Ferradas e Nova sem dúvidas vivem um novo tempo com o Governo Vane”, sentenciou Wenceslau Junior.

O empenho e ações do governo municipal foram bastante comemorados pelo presidente da Associação de Moradores de Ferradas, Thiago Mendonça. “Nós agradecemos a atual gestão, mas estamos aqui para solicitar muitos mais, pois este é o verdadeiro papel de um representante do povo. Não só cobrar, buscar, mas também reconhecer quando melhorias tão desejadas começam a fazer parte de uma nova realidade. Nada melhor para nossas crianças do que estudar em uma escola digna, com espaço agradável e de muito mais conforto. Além disso, a população agora também vai poder contar com um posto de saúde dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde”, disse.

Fundado há exatos 45 anos, em 28 de fevereiro de 1970, o Grupo Escolar Brasília Baraúna de Almeida recebeu o nome da segunda professora a entrar para o serviço público municipal. Tornou-se uma das principais escolas municipais a formar crianças da comunidade local e rural da região de Ferradas. Atualmente, conta com 117 alunos, quatro professores, quatro funcionários e dois estagiários e a diretora do Grupo Escolar Brasília Baraúna de Almeida, Ivonete de Souza Rodrigues, comemora a intervenção física que mudou para melhor as condições da escola.

“Nossos alunos terão espaço mais agradável, com salas mais aconchegantes. Antes tentávamos manter o ambiente agradável, mas com as paredes estavam sujas não tinha decoração que sobressaísse. Agora, com certeza, o trabalho se tornará mais leve para nós funcionários públicos. Agradecemos ao prefeito Vane e à secretária da Educação Dinalva Melo do Nascimento pela sensibilidade, esforços e atuação na recuperação da unidade escolar”, falou Ivonete de Souza Rodrigues.

Já na Unidade Básica de Saúde Manoel Rodrigues, a população conta com um espaço mais amplo, recepção, salas de triagem, ambulatórios, farmácia, almoxarifado e conjuntos sanitários. A equipe é integrada por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e agentes comunitários de saúde. Segundo o secretário de Saúde, Eric Ettinger, a equipe terá como missão fundamental se dedicar com todo o empenho possível aos pacientes. “Nossa meta agora é humanizar o serviço, o espaço físico está montado. Precisamos levar aos usuários da rede pública de saúde serviços de qualidade. Atender bem e acolher o paciente que já chega aqui tão sofrido. Muitas vezes, somente precisa atenção e correta explicação”, afirmou.

Eric Ettinger recordou que quando assumiu a Secretaria de Saúde encontrou unidades básicas sucateadas. “Demos início a uma nova realidade. Colocamos para funcionar o Prosi/Hiperdia e até o final deste mês mais nove unidades serão entregues à população totalmente reformadas, melhorando e ampliando a atenção básica”, disse o secretário de Saúde que agradeceu o empenho de todos que cooperaram para mudar o quadro.