Canavieirenses representarão o estado nas Olimpíadas Especiais das Apaes

Os alunos Adriano Santos Pereira e Luciano Santos Peixoto
Ascom/Wagnevilton Ferreira

Os alunos Adriano Santos Pereira e Luciano Santos Peixoto, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Canavieiras, estão entre as centenas de jovens de diferentes partes do Brasil que irão participar das Olimpíadas Especiais das Apaes. Os jogos, que acontecerão nos dias 3 a 7 de dezembro de 2015, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, têm a finalidade de favorecer o desenvolvimento global da pessoa com deficiência intelectual e sua integração na sociedade, pela prática esportiva adequada às suas necessidades intelectuais.

Informa o educador físico da instituição, Bruno Melo, que após serem destaques na  IX Olimpíada Estadual das Apaes, realizada em novembro passado, em Jequié, os atletas Adriano Santos Pereira e Luciano Santos Peixoto agora fazem parte da delegação baiana e irão representar o estado nas Olimpíadas Nacionais. “Adriano venceu a prova de 50 e 100 metros e hoje é o Síndrome de Down mais rápido da Bahia, e Luciano disputou na modalidade atletismo de 800 metros”, disse o professor.

A diretora-geral da Escola Raio de Sol, da Apae de Canavieiras, Isa Ramalho, ressalta a importância que esses eventos exercem nas vidas dessas crianças. “O esporte tem como característica superar limites, mas esses garotos tiveram de ir muito além e vencer limitações físicas e preconceitos para disputarem a competição. Por isso, além de contarmos com apoio da Prefeitura de Canavieiras, estamos sempre realizando eventos como forma de arrecadar fundos para ajudar no custeio dessa viagem”, explica.

A Apae de Canavieiras foi fundada em 1997, na gestão do prefeito Almir Melo, e vem ao longo dos anos prestando serviço à comunidade, no sentido de assegurar o direito das crianças e adolescentes com deficiência intelectual e múltipla, bem como seu acesso à educação, saúde e mercado de trabalho. A instituição é mantida pela Prefeitura de Canavieiras e conta com algumas parcerias, além de promover eventos com o objetivo de divulgar as ações e envolver a comunidade.

Entre os serviços oferecidos pela instituição, estão fisioterapia, psicologia, serviço social, pedagogia, psicopedagogia e fonoaudiologia. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) envolve aspectos como psicomotricidade, estratégias para autonomia no ambiente escolar, estratégias para o desenvolvimento dos processos mentais, aulas de libras e letramento. Informa a diretora que o projeto pedagógico propõe, ainda, a participação dos alunos em festas tradicionais, como Festa Junina, Desfile do Dia da Cidade e comemorações natalinas. Os alunos da Apae recebem capacitação profissional com oficinas de beleza e de culinária, dana e artes. Também recebem atendimento odontológico, médico e nutricional.