Cai em 8,6 por cento o número de crimes violentos na região sul‏

Um freio no sange
Arquivo/Google/Imagem Ilustrativa

A preservação de 80 vidas e a redução de crimes violentos nas grandes cidades do Sul da Bahia foram alguns dos resultados apresentados, na manhã desta sexta-feira (30), em Jequié, durante encontro do Pacto Pela Vida. O secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, e delegados e comandantes que atuam na Região Integrada de Segurança Pública Sul se reuniram no centro cultural, onde foram avaliados os números criminais da região, no período de janeiro a 26 de julho, entre os anos de 2014 e 2015.

Composta pelas Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisp) de Ilhéus, Vitória da Conquista, Itabuna, Eunápolis, Itapetinga, Valença, Teixeira de Freitas e Jequié, a Risp/ Sul teve diminuição de 8,6% no número de Crimes Violentos Letais Intencionais (homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte). “As maiores reduções foram registradas nos grandes municípios da região”, afirmou o secretário, garantindo intensificar os esforços para que as pequenas cidades também acompanhem esse ritmo.

O ciclo de reuniões, responsável pela interiorização do Pacto pela Vida, já passou pelas Risps Leste, (Alagoinhas) e Norte (Juazeiro. “A intenção é que o PPV siga o mesmo desempenho da capital, que, nos últimos anos, tem registrado reduções significativas nos crimes violentos”, pontuou Barbosa. Disse também estar muito satisfeito com a presença do Judiciário e do Ministério Público nas discussões que objetivam a melhoria da segurança no estado, “uma das principais premissas do Pacto Pela Vida”.

As polícias Civil e Militar do município expuseram os principais problemas para a manutenção da paz na região, como a atuação de líderes de quadrilhas de dentro dos presídios e a briga pelo domínio do tráfico de drogas.

Participaram ainda do encontro a prefeita, Tânia Brito, o subsecretário Ary Pereira de Oliveira, a chefe de gabinete, delegada Gabriela Caldas, o delegado-geral da Polícia Civil, Bernardinho Britto, o diretor do Departamento de Polícia Técnica, Elson Jefesson, o juiz criminal Carlos Alberto Fiúza e os promotores Rafael de Castro e Juliana Rocha, além do representante da Procuradoria Geral de Justiça, o também promotor Raimundo Moinhos.