Itabuna entrega reforma da Escola João Mangabinha Filho

Prefeito Claudevane Leite entrega mais uma escola reformada
Ascom/Pedro Augusto

A nova Escola Municipal João Mangabinha Filho, no bairro Mangabinha, foi inaugurada na tarde de quinta-feira, dia 30, pelo prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, que expressou sua alegria em entregar mais uma unidade escolar com um espaço digno para contribuir no dia a dia na aprendizagem dos alunos e os professores possam ministrar aulas com qualidade e conforto.

“Fiquei muito emocionado em ouvir alunos desta escola agradecendo por essa benfeitoria realizada com muito sacrifício pelo governo municipal. Com todas as dificuldades, a concretização da melhoria dos espaços educacionais do município era preocupação desde o início do governo. Por isso, a emoção é ainda maior, em entregar esse patrimônio para os alunos”, discursou o prefeito Vane.

A diretora da Escola João Mangabinha Filho, Neuza Ribeiro Santos, expressou também sua alegria em presenciar a maior reforma que a unidade recebeu em mais de 30 anos. A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Educação promoveu reforma e ampliação do espaço físico adequando-o às necessidades de alunos e professores e às exigências do Ministério da Educação. 

“Esse momento é muito importante para todos que fazem parte dessa comunidade. Essa escola contribui na educação dos moradores da Mangabinha e de bairros vizinhos. Por isso é um momento que pode ser considerado histórico. É visível que a partir da melhoria da condição física haverá um avanço na educação municipal”, destacou a diretora Neuza Ribeiro Santos. 

De acordo com a secretária municipal de Educação, Dinalva Melo do Nascimento, é árduo o trabalho para executar o maior Programa de Reestruturação e Requalificação da Infraestrutura Escolar da história de Itabuna.  Com investimento de recursos próprios já foram beneficiadas mais de 30 escolas. Neste ano, a Prefeitura inaugurou uma escola a cada mês o que demonstra o arrojo e a disposição para que a comunidade tenha educação de qualidade”, discursou.

A secretária disse ainda que a moderna infraestrutura da  João Mangabinha Filho dará o conforto e tranquilidade necessários para que alunos e professores permaneçam em atividade em sala de aula. E, como consequência imediata há um clima mais favorável ao aprendizado e de maior satisfação do professor em ter um espaço minimamente digno para realizar suas atividades.

“A expectativa do governo municipal é que tenhamos um índice de desenvolvimento diferenciado no quesito educação municipal comparado a momentos anteriores. Nossa meta é reformar e construir mais unidades escolares ainda este ano. Este semestre já entregamos sete escolas, uma marca histórica”, disse Dinalva Melo.

Além da estrutura física, a Escola Municipal João Mangabinha Filho ganhou um novo atrativo pedagógico para contribuir na educação dos alunos. Antes da reforma não existia sala de livros e sim um ambiente em desuso por conta de muito entulho. Já o laboratório de informática, cujos equipamentos, até então eram usados apenas para pequenos trabalhos escolares, agora está interligado em rede e na internet, com maior número de equipamentos à disposição dos alunos.