Canavieiras estuda apoiar educação em nível técnico

Visita aproximou governo da instituição
Ascom/Wagnevilton Ferreira

O prefeito de Canavieiras, Almir Melo, recebeu nesta quinta-feira (29), em seu gabinete, dirigentes do Centro Estadual de Educação Profissional do Campo Milton Santos, juntos com o vereador Cleonildo Tibúrcio. Localizado no Assentamento Rural Terra a Vista, no município de Arataca, o estabelecimento de ensino atende atualmente a 663 jovens de oito municípios, em diversos cursos profissionalizantes.

Informa o diretor Artur de Oliveira Neto, que o instituto está promovendo uma educação de qualidade, oportunizando aos jovens da região uma mudança na perspectiva de uma vida melhor e mais promissora. Hoje, os cursos técnicos oferecidos abrangem informática, meio ambiente, zootecnia, agroecologia, agroindústria e segurança do trabalho.

Segundo a vice-diretora pedagógica, Kátia Miriam Lopes, a finalidade da instituição é, além de promover o conhecimento formal, proporcionar aos jovens oportunidade de continuar no seu próprio habitat. O instituto é ligado à Superintendência de Educação Profissional do Estado (Suprof), que tem o papel de garantir que os jovens e trabalhadores na Bahia acessem a Educação Profissional, tornem-se aptos para atender as demandas do mundo do trabalho e se beneficiem do desenvolvimento socioeconômico e ambiental da Bahia.

Explica Kátia Miriam, que o Centro de Educação Milton Santos disponibiliza os cursos nos horários noturno – com duração de dois anos e meio, através do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja); e diurno – com duração de quatro anos, através da Educação Profissional Integral. Os cursos, segundo o vereador Cleonildo, representam uma nova opção de conhecimento para os jovens da área urbana e rural.

Além da educação formal, os alunos do Centro Milton Santos, participam ativamente de atividades externas, a exemplo de visitas técnicas a outras instituições de ensino, feiras e eventos ligados às áreas oferecidas. Para a vice-diretora pedagógica, essas atividades extracurriculares dão aos alunos uma nova visão de mundo e são importantes na formação profissional deles.

Dentre os alunos que hoje estudam no Centro Milton Santos, cerca de 30 deles são moradores de Canavieiras e outros jovens, principalmente moradores de assentamentos, estão interessados em nos cursos oferecidos. “Uma das razões de nossa visita ao prefeito Almir Melo é buscar acordos de cooperação, para que possamos manter mais alunos e, conforme a demanda, até mesmo abrir uma unidade em Canavieiras”, diz o diretor Artur Oliveira.

Também presente ao encontro, a moradora do Assentamento Deus Dará, em Canavieiras, Lfigenia Nascimento Santos, ressalta que os resultados positivos dos cursos oferecidos já podem ser vistos. Entre eles, a permanência dos jovens na sua terra, trabalhando para melhorar a realidade. “Antes, precisavam vir para a cidade e hoje ajudam para implantar novas tecnologias no campo”, reconhece.