Obra de saneamento da zona sul terá 7 mil ligações domiciliares

Hoje a grande vítima da situação é a bela Baía do Pontal
JBO/Maurício Maron

O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, ouviu, durante reunião nesta terça-feira, 28, em Salvador, do presidente da Empresa Baiana de Águas e Saneamento, Rogério Cedraz, e do secretário estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto, que as últimas pendências com a Caixa Econômica e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para o início da obra de esgotamento sanitário da zona sul, estão sendo sanadas. Além disso, a assinatura da ordem de serviço para a execução da obra deve ser feita em breve, pelo governador Rui Costa.

O saneamento básico da Bacia do Pontal e Zona Sul de Ilhéus vai custar R$ 51,3 milhões, através de financiamento já assegurado pelo BNDES. A empresa vencedora da licitação foi a construtora Emprenge.

O projeto de esgotamento vai atingir toda a zona sul, especificamente os bairros do Pontal, Jardim Atlântico, Nelson Costa, São Francisco, Hernani Sá, Ilhéus II e Nossa Senhora da Vitória, abrangendo uma população de cerca de 55 mil pessoas. Prevê uma rede coletora de quase 50 quilômetros, com 13 estações elevatórias, uma estação de tratamento e 6.967 ligações domiciliares.

De acordo com o prefeito Jabes Ribeiro, “depois de muita luta, estamos cada vez mais próximos de concretizarmos essa obra que beneficiará o Pontal e toda a zona sul, levando o saneamento básico a cada residência, como deve ser em toda cidade do porte de Ilhéus”. Ao prefeito, o presidente da Embasa, Rogério Cedraz, informou que os estudos de impacto ambiental necessários para iniciar o serviço também se encontram em fase de conclusão.

Ligações clandestinas – A falta de esgotamento sanitário naquela região da cidade interfere no meio ambiente. Recentemente, a Prefeitura de Ilhéus notificou moradores que realizaram ligações clandestinas de esgoto diretamente na rede de águas pluviais, contaminando a água da chuva que era jogada na Baía do Pontal.