O morro desceu

Jabes na campanha e os protestos de agora
Arquivo/JBO

As urnas sempre mostraram o apreço e a gratidão que os morros de Ilhéus têm ao político Jabes Ribeiro. Criador, logo em seu primeiro mandato como prefeito, do programa “Viva o Morro”, que levou infraestrutura e decência a muitos altos de Ilhéus, estas localidades tornaram-se o grande reduto eleitoral e fonte de sustentação e legitmidade de seus governos.

Pois bem, é este mesmo povo que agora desceu a ladeira e formou barricadas contra o governo. No atual mandato, Jabes demonstra estar perdendo a sua mais forte base de sustentação eleitoral. O morro, até então seu fiel aliado, tenta se descolar dele, sentindo-se abandonado e sem vez.

Está claro que as últimas manifestações ocorridas em Ilhéus não fazem parte de atos isolados, de um alto ali, outro aqui. Está orquestrado, organizado. Com data e hora para acontecer. Tornou-se uma luta coletiva diante de problemas iguais, de dramas parecidos e de soluções não mais encontradas, com respostas repetitivas e sem resultados práticos.

As barreiras de agora são um sinal claro da população carente de Ilhéus de que não pode haver tamanha distância entre o Jabes que na campanha subiu os morros cheio de desenvoltura e que, neste mandato, não consegue retornar às estas comunidades nem para pedir paciência.