Após protesto, prefeito diz que aguarda governo federal para realizar obras

Jabes diz que sua parte era pedir; agora é acompanhar
Arquivo/JBO/Maurício Maron

O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, já protocolou - há cerca de um ano – no Ministério da Integração Nacional, o projeto que solicita recursos para obras de contenção de encostas, de drenagem de águas pluviais e reconstrução de escadarias nos Altos do Amparo, do Nerival e do Socorro, onde as fortes chuvas colocaram em risco a moradia e segurança de várias famílias. Somente no Alto do Amparo, um dos mais prejudicados, o próprio Ministério estimou os recursos a serem utilizados em 5,6 milhões de reais. A proposta encontra-se na secretaria nacional de Defesa Civil.

A necessidade de obras de infraestrutura no Alto do Amparo, localizado na zona norte da cidade, foi motivo de manifestação dos moradores do local realizada hoje pela manhã no bairro do Malhado. O prefeito ilheense declarou que na próxima semana, vai se reunir novamente com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, em Brasília, para tratar da liberação de recursos para obras nos naquele alto, assim como no Nerival e do Socorro.

Segundo Ribeiro, há garantias do Governo Federal de que as verbas serão liberadas em breve, principalmente devido aos novos estragos causados pelas chuvas recentemente. Ele explicou que o preço da obra no Alto do Amparo, estimado em 5,6 milhões de reais, não há como ser arcado pela Prefeitura.

O prefeito enfatiza que o Governo Federal recentemente autorizou a liberação de serviços para os Altos da Tapera e Bela Vista, no valor de R$ 3,7 milhões, e que o município agora busca liberar a segunda parcela desses recursos.

Aluguel - Enquanto a verba não é liberada e as obras iniciadas, o prefeito determinou que a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) realize o cadastramento de moradores de áreas de risco para serem atendidas pelo programa de aluguel social, agora no valor de 300 reais mensais.  A equipe do setor de Habitação da SDS também cadastra as famílias no programa Minha Casa, Minha Vida , além do setor de Benefícios Sociais dar o suporte necessário à população. A equipe da SDS já visitou as casas que estão em áreas de risco, pois as mesmas têm prioridade nos critérios de inscrição dos programas sociais, fazendo assim o relatório social desses moradores.

Reunião - O titular da SDS, Jamil Ocké, juntamente com o secretário de Relações Institucionais, Frederico Vésper, e representantes da Secretaria de Infraestrutura, realizam nesta terça-feira, 28  de julho, às 10h, na Rua Osvaldo Ramos, 265, na Conquista (em frente ao colégio Osvaldo Ramos) uma reunião com representantes dos moradores do Alto do Amparo,  que durante o as chuvas foram mais afetados e  estão vulneráveis. A reunião terá como pauta a discussão das demandas desses moradores, que são: auxílio moradia, deslizamento de terra, construção da encosta e recuperação da área do morro, e terá a presença também da Coelba  e Embasa.

O secretário Jamil Ocké ressalta que  foi aprovado, na última semana, em assembléia extraordinária do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), uma resolução que aumenta o valor do auxilio moradia para  R$ 300.  O repasse agora vai direto para o beneficiário, facilitando assim a formalização do aluguel com o locatário.

Visitas – Desde que o projeto de obras em morros foi apresentado, o prefeito Jabes Ribeiro já realizou seis visitas ao Ministério da Integração Nacional, em Brasília. Na mais recente, no último dia 10 de junho, o ministro Gilberto Occhi informou ao gestor e ao deputado federal Roberto Brito que o trâmite burocrático para a liberação de mais recursos relativos à solicitação já está em fase final.