Médicos cubanos fazem encontro de confraternização no sul da Bahia

O encontro contou com a presença de 40 médicos cubanos que atuam em 17 municípios do sul do Estado
Ascom

A Associação Itabunense de Amigos de Cuba comemorou neste domingo  (26), o 62º aniversário do ataque ao Quartel Moncada, festa nacional cubana, com a realização do 1º. Encontro de Médicos Cubanos do Sul da Bahia.  Organizado por Jorge Almeida, Luiz Sena, Valter Moraes, Humberto Barreto, Geraldo Cassolinha e Daniel Thame, o encontro marcou a primeira atividade da recém criada associação.

O encontro contou com a presença de 40 médicos cubanos que atuam em 17 municípios do sul do Estado, no programa federal Mais Médicos. Participaram também sindicalistas, a Cônsul de Cuba para o Nordeste Laura Pujol, o  presidente do PT /Bahia  Everaldo Anunciação e o vice-prefeito de Itabuna Wenceslau Junior.

A cônsul-geral de Cuba destacou a importância histórica desta data e do contexto da celebração especial, com o retorno dos Cinco Heróis à sua pátria. Ela parabenizou os médicos pelo seu excelente trabalho contribuindo para a elevação dos índices de saúde do povo brasileiro.

Laura Pujol congratulou-se com os criadores da associação convidando-os a juntar-se ao movimento internacional de solidariedade a Cuba, na luta para a eliminação do bloqueio e para a devolução do território ocupado ilegalmente em Guantánamo pelos Estados Unidos.

Ela ressaltou ainda que a ilha leva adiante um extenso programa de renovação do modelo socialista, sem renunciar à sua soberania e com o objetivo de construir uma sociedade cada vez mais justa, próspera e sustentável.

A celebração contou com a apresentação de vários artistas locais e proporcionou um descontraído intercambio entre os médicos, que expressaram sua felicidade por celebrar esta importante data e agradeceram as manifestações de carinho e respeito que receberam em Itabuna.

A médica cubana Adalfa Chang trabalha com uma comunidade indígena em Pau Brasil onde mantém um ótimo relacionamento. “Eles gostam de mim e eu deles”, afirma Adalfa. Sobre o evento ela considerou muito bom porque une e diverte.

Kaily Sanches atua em Coaraci e destacou a importância da festa de confraternização porque contribui para ampliar as relações. Sobre o trabalho, ela destaca que está contente, pois foi bem acolhida pela comunidade.