Saúde de Ilhéus realiza dia de combate às hepatites‏

Maior cuidado na identificação da hepatite
Arquivo/Google/Imagem Ilustrativa

Como parte da mobilização nacional pela prevenção e tratamento das hepatites virais, a Secretaria de Saúde (Sesau) de Ilhéus realiza, na próxima terça-feira, 28, mutirão de testes rápidos para detecção da doença. Como explica a coordenadora do setor de DST/Aids da Sesau, Katiussa Vésper, julho é o mês destinado às ações de prevenção e controle desse tipo de doença, tendo o Ministério da Saúde lançado a campanha Julho Amarelo, que alerta para o problema.

O stand será montado no quarteirão Jorge Amado, no centro, das 9h às 17h. Além do teste rápido para hepatites B e C, será disponibilizada testagem de HIV e sífilis, e distribuídos preservativos e material informativo. Vésper lembra que o sexo desprotegido é uma das formas mais comuns de contrair a doença.

Durante todo o dia, no mesmo local, a Secretaria de Saúde, através do setor de atenção básica, oferecerá marcação de exames como o preventivo ginecológico, aferição de pressão arterial e glicemia, e toda a parte de prevenção destinada a saúde da população.

Hepatite - Grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, a hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Existem, ainda, os vírus D e E. Milhões de pessoas no País são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. Elas correm o risco de as doenças evoluírem (tornarem-se crônicas) e causarem danos mais graves ao fígado como cirrose e câncer. Por isso, é importante ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam a hepatite.