Doação de terrenos ao Call Center e UFSB é enviada à Câmara‏

Call Center será construindo na área da antiga feira livre coberta do bairro Conceição
Arquivo/Ascom/Pedro Augusto

O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, encaminhou dois projetos de lei, com pedido de urgência para análise e votação pela Câmara de Vereadores, a partir da próxima segunda-feira, dia 27, em sessões extraordinárias. Um deles para que o Legislativo autorize ao município a permutar e doar uma área de mais de 30 hectares para a construção do campus da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).  Os terrenos, onde será construído o campus definitivo ficam às margens do semianel da BR-415, entre os bairros Nova Califórnia e Parque Boa Vista.

Através do Decreto nº 10.798, de 8 de setembro de 2014, a área foi declarada de utilidade pública pelo prefeito Vane. Logo depois foram iniciadas negociações entre a administração municipal e os sete proprietários das áreas, sendo que seis já fecharam acordo com o município. Os terrenos representam mais de 90% da área que será doada para a União através do Ministério da Educação, que deve iniciar a construção do Campus Jorge Amado da UFSB no prazo de até dois anos após a conclusão do processo de legalização.

O secretário de Planejamento e Tecnologia, Wenceslau Júnior, explica que a Prefeitura de Itabuna pediu urgência ao Legislativo para votar o projeto por se tratar de uma matéria em que o município tem prazos para cumprir. “Estamos empenhados em concluir logo os processos de doação para que o MEC inicie logo a construção da sede da UFSB. Por isso, contamos com a colaboração dos vereadores”, afirma Wenceslau.

O prefeito de Itabuna também enviou para Câmara de Vereadores outro projeto de Lei para que seja alterado o artigo 2ª da Lei Municipal nº 1.774, de 25 de setembro de 1998. A mudança vai possibilitar à empresa Tel Telemática e Marketing a viabilizar empréstimo junto à Agência de Fomento do Estado da Bahia (DESENBAHIA) para a construção de sua sede definitiva no município.

O imóvel será construindo na área da antiga feira livre coberta do bairro Conceição. Até a construção da sede da TEL Telemática, o Call Center funcionará provisoriamente em um imóvel em frente à rotatória do início da Avenida Princesa, cuja inauguração será na terça-feira, dia 28, às 17 horas, dentro da programação dos 105 anos de emancipação de Itabuna. A expectativa é que a empresa contrate mais de 2 mil funcionários quando estiver em pleno funcionamento.