Turistas elogiam ações educativas da Caravana do Detran em Ilhéus‏

Distribuição de panfletos ocorreu por toda a cidade, inclusive o centro Histórico
GOVBA

O material educativo distribuído pela Caravana do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), em Ilhéus, com a mensagem “Trânsito seguro é uma responsabilidade de todos”, agradou aos turistas que passeavam pelo Centro da cidade nesta quarta-feira (22), atraídos pelo ambiente que serviu de inspiração para romances do escritor Jorge Amado.

“Adoro o Rio de Janeiro, mas a Bahia é encantadora, principalmente aqui, onde posso vir ao Vesúvio, visitar a Casa de Jorge Amado, as praias. Porém, o que ainda me deixa intranquila é a forma como as pessoas dirigem, e os pedestres, que insistem em andar no meio da rua. Essa iniciativa do Detran vai servir de aprendizado para a população daqui”, declarou a carioca Zenilda Santana, 45 anos.

Natural de Itacaré, o ambientalista João Havelange, 54 anos, também elogiou a atuação do Detran.“É uma ação muito válida. Temos que fiscalizar e educar as pessoas, que teimam em transformar o trânsito em uma guerra diária. Fico feliz em ver um órgão público agir assim, promovendo a paz no trânsito”.

Além dos adultos, crianças e adolescentes também foram alcançados pelas ações educativas do Detran em Ilhéus, com aulas de noções de trânsito na Creche Dom Eduardo e na Escola Municipal Antônio Sérgio Carneiro. “Usamos uma linguagem diferente para cada faixa etária, que aqui variou entre 2 e 14 anos, para que eles assimilem noções de cidadania e comportamento no trânsito. O nosso objetivo é preparar cidadãos educados e conscientes do seu papel”, afirmou a educadora Lise Gama.