Itabuna ganha mais cinco escolas reformadas

Melhores condições para os alunos
Ascom/Gabriel de Oliveira

Dentre os presentes que a cidade de Itabuna receberá durante as comemorações pelos seus 105 anos de emancipação política e administrativa, que transcorre na terça-feira, dia 28, estão às reinaugurações de cinco escolas da rede municipal de ensino. As unidades foram completamente reformadas através do Programa de Melhoria e Requalificação da Infraestrutura Educacional, implementado pela Prefeitura de Itabuna, desde o ano de 2013, com recursos próprios ou em convênio com o Ministério da Educação.

As solenidades, que integram a programação oficial do aniversário da cidade, começam na terça-feira, às 14 horas, com a entrega do Grupo Escolar Professor Roberto Santos, no Caminho 3 no bairro Jardim Primavera. Na quinta-feira, dia 30, às 15h30min, será a vez da comunidade do bairro Mangabinha comemorar a reforma da Escola Municipal João Mangabinha Filho (antiga José Oduque Teixeira), na Rua Nossa Senhora das Graças.

A programação terá sequencia na próxima sexta-feira, dia 31, quando será entregue aos moradores do bairro de Ferradas a Escola Municipal Brasília Baraúna de Almeida, na Rua dos Bandeirantes. Para a segunda-feira, dia 3 de agosto, estão programadas as reinaugurações da Creche Elzo Pinho de Magalhães, na Rua “A”, no bairro Bananeira, e do Grupo Escolar Leonor Santos Pacheco, no bairro Maria Matos (Rua de Palha).

            As intervenções da Prefeitura vão beneficiar diretamente mais de 650 estudantes, além de dezenas de professores, monitores e pessoal de apoio que atuam como educadores nas unidades escolares. Incluíram pintura interna e externa, restauração de telhados e muros, reparos nos sistemas elétrico e hidráulico, implantação de piso e de áreas de convivência, inclusive com projeto paisagístico. Até o momento 22 escolas da rede municipal de ensino já foram totalmente reformadas pelo Programa de Melhoria e Requalificação da Infraestrutura Educacional.

Executado pela Secretaria Municipal da Educação, o programa vem sendo executado já consumiu recursos próprios da ordem de mais de R$ 2,5 milhões e envolve, além de reforma total, intervenções como pintura geral e pequenos reparos em outras 15 unidades escolares da rede municipal de ensino.  Em dois anos e meio, a Prefeitura de Itabuna também promoveu a ampliação de escolas como a Sementeira, Everaldo Cardoso e Luiz Viana Filho, com a construção de novas salas de aula, refeitórios, área de recreação e rampas de acessibilidade de acordo os padrões exigidos pelo MEC.