Selfie, a nova maneira da população comemorar benefícios em Itabuna

As amigas e vizinhas Alila Souza Santos e Fernanda da Paz
Divulgação

As amigas e vizinhas Alila Souza Santos e Fernanda da Paz demonstraram com selfies sua satisfação e dos moradores da Rua São José, no São Caetano, com o trabalho de limpeza do canal de macrodrenagem do bairro que a cada dia avança, depois de iniciado neste mês pelo trecho do Gogó da Ema, no Sarinha. Mais de 70 caçambas de entulhos, vegetação e lixo em um trecho de 1,1 mil metros do canal já foram retirados até agora pela escavadeira hidráulica da Prefeitura de Itabuna, mesmo com as chuvas.

Atualmente, a ação de limpeza se concentra na Rua José Bonifácio, onde a Secretaria de Desenvolvimento Urbano- Sedur desobstrui o escoamento das águas pluviais e fluviais que em dias de chuvosos traziam transtornos aos moradores com a invasão das residências pela água. Para muitos a ação da máquina é um visual agradável aos olhos, pois significa a solução de problemas de saúde pública ao inibir a proliferação de animais peçonhentos, insetos e diminuir riscos de criadouros do mosquito Aedes aegypti, causador de doenças como a dengue, chikungunya e zika vírus.

“Desde o inicio da limpeza nesse trecho, já estamos livres dos insetos que invadiam as casas à noite Também acabou o mau cheiro. Esperamos que a população mantenha o canal limpo, não jogando o lixo dentro dele”, afirmou o mecânico Geraldo Matos. As duas garotas Alila e Fernanda que faziam fotos com os aparelhos celulares também expressaram sua felicidade pelo fim dos problemas que atormentavam suas vidas.  

  Nesta primeira fase, o trabalho vem sendo realizado pela escavadeira hidráulica. Mas, segundo o encarregado de obras da Sedur Roque Júnior, deverá ser finalizado por uma equipe de operários. “Existem trechos onde a escavadeira hidráulica não tem acesso. Por isso, a limpeza terá que ser feita manualmente. Estamos trabalhando firme e em breve chegaremos ao trecho nas proximidades da feira livre do São Caetano”, explicou.

Há dois anos a Prefeitura de Itabuna vem executando um programa de limpeza e conservação de canais de drenagem nos bairros da cidade, muitos dos quais sem qualquer manutenção há muitos anos. Recentemente foi concluída a limpeza do canal do bairro Nova Califórnia, nas proximidades do acesso ao condomínio residencial a limpeza de um canal do Manoel Leão. A ação partiu da rodovia BR-101 em direção ao centro do bairro, inclusive aproveitando o fluxo contínuo das águas pluviais. "Com a limpeza se diminuiu riscos de alagamento de casas numa baixada”, observa Roque Junior, que apela aos moradores para que cooperem com os esforços da Prefeitura.