Em Itabuna, obras do Calçadão Rui Barbosa devem ser concluídas em 30 dias

Comércio da área é considerado importante e representativo na economia local
Ascom/Gabriel de Oliveira

Com mais de 80% do piso assentado, as obras de revitalização e requalificação do Calçadão da Rui Babosa serão entregues pela Prefeitura de Itabuna até o dia 10 de agosto.  A previsão da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) é que os serviços de assentamento do piso em uma das áreas mais importantes do comércio local sejam concluídos até quarta-feira, 8. Em seguida será implantado novo sistema de iluminação e colocados bancos de madeira na extensão da rua.    

A Prefeitura de Itabuna está investindo mais de R$ 140 mil nas obras. Essa é a última etapa das intervenções urbanísticas, que estão mudando o visual da Rui Barbosa e valorizando o comércio naquela área. As obras foram iniciadas em 2012, mas foram interrompidas pela administração anterior. O trabalho foi retomado no ano passado, mas suspenso por causa da crise financeira que atinge os municípios brasileiros.

As obras, que são executadas com recursos do próprio município, foram retomadas nesta semana e estão resolvendo transtornos antigos de alagamento, pois o sistema de drenagem não passava por uma revisão geral há mais de 20 anos. Esses problemas foram resolvidos com recuperação da rede coletora de esgoto e revisão da rede de drenagem.

As obras de revitalização foram aprovadas por consumidores e comerciantes. “Essas intervenções estão deixando a rua muito mais atraente, mais segura para o nosso deslocamento, porque antes eram muitos os buracos, com o piso desnivelado, o que constantemente causavam acidentes”, conta o vendedor ambulante Fernando Soares de Souza.

Para os consumidores Roseane Costa Aragão e Erivaldo da Silva Menezes, há muito tempo que a Rui Barbosa necessitava dessas obras.  “Essas intervenções são um incentivo a mais para que frequentemos essa artéria comercial”, conta a auxiliar administrativo Roseane Costa.  Já Erivaldo da Silva destaca que terá um lugar confortável para esperar enquanto a esposa faz  compras nas mais lojas da artéria comercial.