Casos de dengue caem e Itabuna redimensiona atendimento na UPA

Mantido atendimento especial no Sesp
Ascom/Pedro Augusto

Com a acentuada redução dos casos de dengue, chikungunya e do zika vírus em Itabuna, a Secretaria Municipal de Saúde está redimensionando o funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento – a UPA da Dengue, instalada nas dependências do antigo Sesp, na Praça João Pessoa, área central da cidade. Atualmente a UPA vem notificando apenas quatro casos por semana, diferentemente do que ocorria até o mês de maio quando o município vivenciava muitos casos, com índices de infestação predial acima de 27%.

Por conta disto, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu descentralizar o atendimento médico. Na UPA da Dengue ficará funcionando apenas os serviços de profissionais e técnicos de enfermagem, que também estão aptos a identificar, notificar e referendar pacientes que apresentarem sintomas da dengue, chikungunya e do zika vírus para atendimento médico disponível nas demais Unidades Básicas de Saúde.

Segundo explicou a diretora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Claudiana Correia de Jesus Candeias, a descentralização do atendimento médico não implicará nos demais serviços que são oferecidos na unidade básica de referência, que funciona no mesmo espaço da UPA. “Assim, serão mantidos os atendimentos especializados, a exemplo de tuberculose e hanseníase”, disse.