Caixa convoca usuários do Bolsa Família em Canavieiras

Ato oficializará a entrega do novo cartão
Reprodução

Mais de 200 usuários do programa Bolsa Família em Canavieiras precisam ir até a Caixa Econômica Federal buscar o cartão para o recebimento do benefício. De acordo com a Secretária da Assistência Social, Vanessa Leite, o cartão chega por meio de correspondência entregue pelos Correios e apresenta uma carta com algumas informações sobre o programa, por isso é importante que o endereço informado no Cadastro Único esteja atualizado.

A Secretaria da Assistência Social enviou uma equipe aos domicílios dos beneficiários para informar a esses usuários que devem ir até a Caixa Econômica para a retirada do cartão. “Isso acontece geralmente quando o endereço não é encontrado pelos Correios, justamente porque o cadastro não está atualizado. A Caixa, como principal parceiro do Cadastro Único, fica responsável durante um curto prazo e a família deve retirar o quanto antes”, relata Vanessa.

Segundo a gestora do Bolsa Família, Marísia Nascimento, a revisão cadastral é feita voluntariamente a cada dois anos, tendo como critério mudanças socioeconômicas na estrutura familiar. "A importância é porque a atualização é um critério para manutenção do benefício”, explica a gestora.

A gestora informa que partir desta atualização são coletadas informações e identificadas famílias que se encaixam em outros programas sociais. “O programa busca atender pessoas cuja renda não supre as necessidades mais básicas. Muitas famílias saíram desse perfil, dando lugar à outras que estavam na fila de espera”, explica.

Em Canavieiras, cerca de oito mil famílias encontram-se cadastradas no programa. Para fazer a revisão, as famílias devem ir até o Centro de Referência da Assistência Social (Cras), levando a relação de documentos exigida de todas as pessoas que moram no domicílio. Adultos a partir de 18 anos devem levar carteira de identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, certidão de casamento ou divórcio, certidão de nascimento, e comprovante de endereço. Os documentos exigidos para as crianças até seis anos são certidão de nascimento e nome do posto de saúde em que é acompanhado. As crianças e adolescentes de seis a 17 anos devem comparecer com certidão de Nascimento e Declaração da Escola com n° do INEP.