Comunidade de Carobeira recebe posto de saúde reformado‏

Assistência na zona rural do município
Arquivo/Google/Imagem Ilustrativa

Ainda como parte da programação comemorativa pelos 481 anos do município, a Prefeitura de Ilhéus segue reinaugurando equipamentos de saúde. Na manhã desta quarta-feira (1º de julho), o vice-prefeito Carlos Machado (Cacá) e o secretário municipal de Saúde, Antônio Ocké, fizeram a entrega oficial da obra de reforma do Posto de Saúde de Carobeira, na zona rural. Até o fim deste mês, serão entregues oficialmente as obras de recuperação das unidades de Maria Jape, São José, Ponta da Tulha, Aritaguá, Sambaituba, Lagoa Encantada, Santo Antônio, Rio do Engenho e Inema, além da Policlínica Municipal Halil Medauar, instalada no Bairro da Conquista, e da Farmácia e Central de Distribuição.

Durante a reinauguração, o vice-prefeito e coordenador da Operação “Ilhéus em Ação – Cidade de Todos”, Carlos Machado (Cacá), destacou a importância da recuperação das unidades de saúde instaladas na zona rural do município. “É fundamental assistir essas comunidades que vivem em locais afastados da sede. Isso é respeito ao munícipe. Isso é compromisso com a nossa população”, salientou.

Fazendo coro com o vice-prefeito, o secretário de Saúde, Antônio Ocké, reiterou que todas as unidades do interior serão reformadas para que as pessoas, principalmente idosos e crianças, não precisem se deslocar para a sede para obter atendimentos básicos.

Reforma - Instalado na Rua do Campo, o posto de saúde de Carobeira foi favorecido com serviços de pintura, troca da cobertura, substituição de portas e janelas, colocação de grades, assentamento de piso e uma revisão completa nos sistemas elétrico e hidráulico. A unidade oferece, de segunda a sexta-feira, sempre das 7 às 13 horas, procedimentos diversos como vacinação, curativos, aferição de pressão arterial e serviços gerais de enfermagem, além de pré-natal e preventivo, entre outros.

De acordo com a diretora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde (Sesau), Bárbara Christian, a exemplo de diversas outras unidades, o Posto de Saúde de Carobeira também recebe o suporte da equipe itinerante, que inclui, entre outros profissionais, médico, enfermeira e vacinador. “Tudo isso para que a Sesau consiga disponibilizar atendimentos pontuais à população de Ilhéus”, acrescentou a diretora.